EXAME Agro

Apoio:

LOGO TIM 500X313
GOV. MT 500X313
Logo Engie preto
btgpactual-advisors_fc7f32

Antúrio: o que é e como cuidar da planta

Saiba tudo sobre o antúrio, a planta coração que alegra e embeleza qualquer ambiente

Antúrio (ThinkStock)

Antúrio (ThinkStock)

Thais Tenher
Thais Tenher

Jornalista freelancer

Publicado em 31 de janeiro de 2024 às 17h26.

Última atualização em 31 de janeiro de 2024 às 17h53.

O antúrio, apesar do nome um pouco estranho, é uma planta bem conhecida e você provavelmente já viu muito dela por aí. Comum em jardins de prédios e grandes arranjos, o antúrio é uma planta delicada que nenhum paisagista descarta na hora de criar um ambiente com harmonia e cores vivas. 

E a melhor parte é que o antúrio é uma planta fácil de se cuidar e ter em casa. Aqui, te contaremos tudo sobre ela, as melhores práticas para manter o antúrio saudável e deixar o espaço que você quer decorar com mais energia. 

O que é antúrio? 

O antúrio é uma espécie de planta da família Anthurium. Ela é facilmente reconhecida pela sua cor e formato. Chamada também de “planta coração”, o antúrio tem a coloração vermelha ou alaranjada e um formato que se assemelha a um coração, com uma haste amarela no centro. 

Sua aparência é bem delicada e as cores da planta são tão vivas que muitas vezes podem ser confundidas com flores artificiais. O antúrio é super popular aqui no Brasil e não é à toa: originária das Américas, a planta também é comum no México e Argentina. 

Como cuidar dessa planta? 

O antúrio é considerado uma planta de baixa manutenção, ou seja, não existem grandes complicações para cuidar, além de se adaptar super bem tanto em ambientes externos, quanto internos. Mas uma dica é de ouro quando se fala do antúrio: iluminação é sempre bem-vinda. 

Veja algumas orientações de cuidados para manter o seu antúrio saudável

Como regar? 

A rega do antúrio vai depender, é claro, do ambiente em que a planta se encontra. Como é uma planta tropical, ela se dá muito bem com água, gosta de umidade, principalmente se está em ambientes externos e com alta exposição solar. 

O importante é sempre checar o solo, se ainda está úmido ou precisa de rega. O recomendado é molhar a planta entre três a quatro vezes por semana, sempre observando o solo e com atenção para não encharcá-lo. 

Outro detalhe importante para se atentar é sobre realizar a rega apenas na terra, de maneira uniforme e, de preferência, sem molhar a folhagem colorida. 

Antúrio gosta de sol? 

O ideal é que a planta fique em uma temperatura entre 20ºC e 28ºC e, se estiver muito exposta ao sol, o cuidado deve ser dobrado com relação ao ressecamento do solo e da folhagem. 

Se o seu vaso de antúrio não for fixo, prefira deixá-lo exposto ao sol nas primeiras horas da manhã, deixando-a na sombra pelo resto do dia, pois o sol muito forte pode ressecar a folha. Mas, se ela estiver em um jardim e o horário ápice do sol for inevitável, fique de olho na constância na rega. 

Adubo para antúrio 

Em relação a adubação do antúrio, geralmente a planta já é vendida com o substrato necessário e com as raízes já fixadas, então, o ideal é nutrir com fertilizantes de três em três meses para preservar a sua vitalidade e ficar ainda mais saudável. 

Já para a adubação, o processo é bem simples e pode ser feito com um adubo super comum: o húmus de minhoca. Ele é ótimo para retenção de água na planta, além de ser rico em matéria orgânica com muitos nutrientes para o seu antúrio.

Leia também

Acompanhe tudo sobre:Guia do Agro

Mais de EXAME Agro

Incêndios já custam R$ 14,7 bilhões aos produtores rurais; São Paulo lidera prejuízo

CEO mulher e parceria com a AgroVen: a nova fase do hub Cocriagro

Exclusivo: Governo prepara lançamento de Fiagro para reestruturar dívidas do produtor rural

Camu camu: Brasil enfrenta desafios para explorar a maior fonte natural de vitamina C do mundo