EXAME Agro

Os 3 principais produtores de grãos do mundo

Conheça os maiores produtores de soja e outros grãos, além da participação do Brasil nesse ecossistema

Soja (Lucas Ninno/Getty Images)

Soja (Lucas Ninno/Getty Images)

Thais Tenher
Thais Tenher

Jornalista freelancer

Publicado em 25 de outubro de 2023 às 18h50.

Última atualização em 25 de outubro de 2023 às 19h01.

O Brasil é um grande exportador de alimentos com boa relação de mercado com os países compradores. Isso deve-se pela abundante oferta de locais próprios para plantio e o clima favorável à produção de diversos tipos de cultura. 

No mundo, os grãos representam 91% de todas as culturas plantadas e mais de 55% da produção é feita pelos cinco maiores produtores de grãos no mundo. O principal produtor de soja no mundo também é forte em outros grãos e na pecuária. Sabe quem é ele? Confira no artigo. 

Quais são os maiores produtores de soja do mundo?

Os maiores produtores de soja no mundo têm algo em comum, períodos do ano em que a temperatura gira entre 20 e 30 graus. Esse fator faz com que a floração e capacidade de retenção de vagens se eleve e a safra seja mais abundante. 

Fato curioso é que os três maiores produtores, somados, formam 80% do market share do produto. Além disso, observado o ranking mundial de produção de soja, é notado que os países líderes na produção do grão, são também líderes em exportação agropecuária, por conta da larga utilização da soja na composição da ração animal

A unidade de medida utilizada para avaliar a produção são os Megatonnes (MT), para que a compreensão fique facilitada, saiba que 1MT = 1.000 kg, ou seja, 1 T. Sendo assim, 1 Megatonne é equivalente a 1 tonelada. 

Entre os principais exportadores de soja pelo mundo, constata-se a liderança do Brasil, observe: 

  1. Brasil 42%;
  2. Estados Unidos 31%;
  3. Argentina 7%;
  4. China 5%;
  5. India 3%.

1. Brasil

Segundo o departamento de agricultura estadunidense, o USDA, com a produção beirando a 156 milhões de toneladas de soja, o Brasil lidera as exportações desse tipo de grão, com cerca de 42% de toda soja produzida no mundo sendo brasileira

O Brasil criou uma cultura muito forte de produção e exportação agropecuária, o que não surpreende a sua posição no ranking. Os últimos anos foram marcados por muito investimento e tecnologia no setor, deixando o sistema muito mais produtivo e rentável. 

Além da produção, cerca de 7,8% de toda a exportação de grãos mundialmente é feita pelo Brasil, o que lhe dá o título de exportador de soja do mundo. 

Os principais estados produtores de soja no Brasil, são, respectivamente: 

  • Mato Grosso 26%;
  • Paraná 15%;
  • Rio Grande do Sul 14%;
  • Goiás 10%;
  • Mato Grosso do Sul 8%.

2. Estados Unidos

Não muito atrás, os EUA acompanham o ritmo brasileiro com cerca de 117 milhões de toneladas de soja. As duas principais regiões produtoras de soja no país são Illinois e Iowa, ambos localizados na porção centro-oeste do território americano. 

Os Estados Unidos têm uma área extensa de produção, mas a cada temporada precisa decidir se vai plantar soja ou milho nas terras. Essa troca de grãos que é feita impossibilita o país de se consolidar como o maior produtor de soja do mundo. 

A produção é dividida, principalmente, nos seguintes estados: 

  • Iowa 14%;
  • Illinois 13%.

3. Argentina

Anteriormente isolada na terceira posição, a Argentina em 2023 teve um déficit de 43,2% em sua produção de soja, se comparado ao mesmo período de 2021/2022. 

Segundo a Bolsa de Cereais de Buenos Aires, devido à seca histórica dos últimos três anos, aliado às altas temperaturas registradas, grande parte da produção tem sido perdida. Saiba mais nesta matéria publicada na EXAME

No território argentino, a produção de soja se concentra em Buenos Aires, Córdoba, Santa Fé e Santiago del Estero, proporcionalmente: 

  • Buenos Aires 31%;
  • Córdoba 28%;
  • Santa Fé 19%;
  • Santiago del Estero 6%.

É importante ressaltar que a China vem crescendo como um grande exportador de soja, com quase 21 milhões de toneladas do grão, cerca de 3 milhões de toneladas atrás da Argentina

Os fatores climáticos e demográficos são decisórios para definir os principais players no mercado de soja mundial. Levando em consideração as diferentes estações do ano e o posicionamento geográfico de cada um dos exportadores, a produção e exportação varia de acordo com o período do ano.

Se você está impressionado com os maiores produtores de soja do mundo, saiba que a produção do grão está diretamente relacionada com a pecuária, reforçando como o sistema agropecuário está integrado. 

Países com investimento forte no sistema pecuário tendem a produzir soja para produção de alimento para engorda dos animais, o que também justifica o top 3 produtores de soja atualmente, que estão entre os líderes de produção de carne bovina mundial.

Leia também:

Acompanhe tudo sobre:GrãosGuia do Agro

Mais de EXAME Agro

Exportações do agro brasileiro registram queda de 10,2% em maio

Produção de sêmen bovino registra alta de 10% no 1º trimestre de 2024

Rio Grande do Sul: inundações causam queda de 9% na produtividade do arroz, afirma Emater/RS

STF suspende sessão sobre incentivos fiscais para agrotóxicos

Mais na Exame