Agências

Novo êxodo de sírios após ataque mortal

"Estes deslocados, muitos deles mulheres e crianças, são, em sua maioria, provenientes da cidade de Halfaya" (centro), onde 60 civis foram mortos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de dezembro de 2012 às 14h02.

Ancara - Quase 1.100 sírios em fuga do seu país, depois de um ataque mortal no domingo perto de uma padaria no centro da Síria, entraram nas últimas 24 horas na Turquia, indicou uma fonte diplomática turca nesta quarta-feira à AFP.

"Estes deslocados, muitos deles mulheres e crianças, são, em sua maioria, provenientes da cidade de Halfaya" (centro), onde 60 civis foram mortos em um ataque perto de uma padaria, disse a fonte sob condição de anonimato.

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) relatou um ataque aéreo, mas a agência de notícias oficial Sana afirmou, por sua vez, que as tropas do regime tinham atuaram após um ataque de "terroristas", um termo utilizado por Damasco para designar os rebeldes.

O grupo de refugiados entrou na Turquia pela aldeia de Reyhanli, na província turca de Hatay. A Turquia compartilha uma longa fronteira de 900 km com a Síria.

Com as novas chegadas, o número de refugiados sírios em vários campos no sudeste da Turquia ultrapassou 148 mil, de acordo com as autoridades.

A Turquia rompeu suas relações com o regime do presidente Bashar al-Assad e apoia os rebeldes.

Acompanhe tudo sobre:GuerrasPrimavera árabeSíria

Mais de Agências

Israel recupera corpo de brasileiro em Gaza, o 4º morto pelo Hamas

Ex-miss Brasil dada como desaparecida no RS retoma contato com a família após 4 dias

Erdogan diz que Otan não deve contar com aval para adesão da Suécia antes de julho

'Brasil não pode mais ser marginalizado exterior', diz Lula em BH

Mais na Exame