PIB recorde dos EUA, ataque na França, alta do Ibovespa: o resumo do dia

Tudo o que você precisa saber hoje: confira vídeo com as principais notícias que mexeram com os mercados, o Brasil e o mundo nesta quinta, 29 de outubro

No episódio de hoje, falaremos sobre o PIB dos Estados Unidos, a live da Exame com Touro de Ouro, ataque terrorista na França e um asteroide mais valioso que a economia mundial.

Aproveitar as melhores oportunidades na bolsa exige conhecimento. Venha aprender com quem conhece na EXAME Research 

MERCADOS

Ibovespa interrompe 4 quedas seguidas e sobe 1,3%, com Petrobras e Vale

Em mais um pregão marcado por forte volatilidade, o Ibovespa conseguiu se afastar do mau humor visto mais cedo. Na mínima do dia caiu 2,07%, e fechou em alta de 1,27%, indo para 96.582 pontos, puxado pelos papéis de Petrobras (PETR3; PETR4) e Vale (VALE3), que reportaram balanços trimestrais ontem à noite, e acompanhando o tom positivo do mercado americano.

Juro a 2% é insustentável, diz ex-presidente do BNDES

A manutenção dos juros básicos no patamar historicamente baixo de 2% ao ano, pelo Comitê de Política Monetária (Copom), demonstra que o Banco Central caiu em uma armadilha: o mercado apostou em uma recuperação mais lenta da economia após o pior da pandemia da covid-19 e em uma inflação mais baixa. Essa é a avaliação de Luiz Carlos Mendonça de Barros, que foi presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e ministro das Comunicações.

O mercado azedou? Essas 7 dicas podem ajudar a salvar seu portfólio

Com a segunda onda de coronavírus levando a Europa a retomar medidas mais rígidas de isolamento social, crescem no mercado os receios sobre a recuperação da economia do global. Somente nesta semana, o “índice do medo” VIX chegou a subir mais 40% e superar os 40 pontos pela primeira vez desde junho.

Mercado tem em setembro maior número mensal de IPOs desde 2010

O número de ofertas públicas iniciais (IPO) realizadas na B3 em setembro foi o maior desde 2010, com oito empresas abrindo o capital, informou a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nesta quinta-feira. O volume total movimentado em IPOs no mês foi de 13,04 bilhões de reais, somando as ofertas primárias e secundárias de ações.

BRASIL

Guedes: Governo deve zerar taxa de importação de alimentos se preço subir

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta quinta-feira que o governo deve reduzir imposto de importação de produtos cujos preços subirem muito, citando o arroz e o óleo de soja. O ministro atribuiu o aumento dos preços ao pagamento do auxílio emergencial durante a pandemia de covid-19.

Para Guedes, alta de emprego configura fenômeno da volta em “V”

O ministro da Economia, Paulo Guedes, comemorou nesta quinta-feira, 29, a abertura líquida de 313.564 vagas com carteira assinada em setembro, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados hoje pelo Ministério da Economia.

Governo tem déficit de R$ 76 bi, pior resultado para setembro desde 1997

As contas do Governo Central registraram déficit primário de 76,154 bilhões de reais em setembro, o pior desempenho para o mês da série histórica, que tem o início de 1997. O resultado, que reúne as contas do Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central, sucede o déficit de 96,096 bilhões de reais de agosto. Em setembro de 2019, o resultado havia sido negativo em 20,471 bilhões de reais.

Guedes defende novo imposto digital, mas depois diz que ele “está morto”

O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a defender a criação de um novo imposto, nos moldes da antiga Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), nesta quinta-feira, 29, em audiência pública remota no Congresso. Mas, logo em seguida, declarou que “o imposto está morto”, assim como a desoneração da folha de todos os setores da economia, que seria bancada pelo novo tributo. Para abrir mão da receita da contribuição previdenciária patronal, é preciso cobrar sobre transações digitais, defende o chefe da equipe econômica.

MUNDO

Com ventos de até 175 km/h, furacão Zeta deixa ao menos 3 mortos nos EUA

O furacão Zeta atingiu o sul dos Estados Unidos nesta quinta-feira com ventos fortes que deixaram um rastro de árvores caídas e linhas de energia rompidas e mataram pelo menos três pessoas.

Se dependesse dos europeus, Biden teria vitória esmagadora sobre Trump

Uma pesquisa do instituto YouGov mostra que Trump perderia de lavada se dependesse da Europa para conquistar seu segundo mandato. A Itália é o país onde o republicano tem uma popularidade maior. Mesmo assim, a preferência por ele é de apenas 20% por lá, enquanto Joe Biden tem 58%.

Taiwan é invejada após 200 dias sem transmissão local de Covid

Enquanto muitos países enfrentam novos picos de casos de coronavírus, Taiwan atingiu um tipo diferente de recorde: 200 dias sem um caso de transmissão local. O país mostra, de longe, o melhor resultado do mundo no combate à pandemia – mesmo enquanto o vírus avança novamente na Europa e nos Estados Unidos. O último caso local em Taiwan foi registrado em 12 de abril, e não houve uma segunda onda. No total, foram 553 casos confirmados, com apenas sete mortes.

 

 

 

 

 

O #ExameAgora é o seu resumo diário de notícias aqui da Exame, apresentado por Beatriz Correia e Victor Sena.

Acompanhe tudo sobre:BNDESIbovespaPaulo Guedes

Mais de Vídeos

Ibovespa fecha estável com dados da Pnad e inflação americana no radar

Empréstimo do BNDES para empresas aéreas só deve sair em 2025

Ibovespa fecha em queda de olho em Galípolo e balanço de Nvidia; dólar sobe a R$ 5,62

Ibovespa sobe e renova recorde com Petrobras; Haddad confirma Galípolo para presidente do BC

Mais na Exame