Impactos do Pix, império Safra, Bolsonaro cumprimenta Biden: resumo do dia

Tudo o que você precisa saber sobre os mercados, o Brasil e o mundo nesta terça-feira, 15 de dezembro

No episódio de hoje, falamos sobre o futuro do banco Safra, de uma nova mutação do coronavírus, sobre como o Pix deve afetar os negócios e muito mais.

MERCADOS

Ibovespa sobe 1,34%, supera os 116 mil pontos e reverte perdas de 2020

O Ibovespa subiu forte nesta terça-feira, 15, em linha com as bolsas internacionais que repercutem nova proposta de estímulo econômico para a economia dos Estados Unidos. No mercado interno, as altas nos papéis da Vale e do setor bancário, que têm grande participação na carteira do Ibovespa, também influenciaram o resultado positivo.

Lojas Americanas dispara 7% com Morgan Stanley; Cogna afunda 8% em 2 dias

Em sessão de alta de 1,34% do Ibovespa, apenas 17 das 77 ações do índice encerraram no negativo nesta terça-feira, 15, com a Cogna (COGN3) voltando a aparecer entre os destaques de baixa. Nas últimas duas sessões, os papéis da companhia caíram cerca de 8% após decepção do mercado com projeções da empresa para os próximos anos. Do outro lado, Lojas Americanas (LAME4) liderou os ganhos, com alta de 7,49%, após o Morgan Stanely colocar as ações entre suas preferidas entre varejistas e nomes de e-commerce para 2021.

Selic pode ir para 5% e dólar encontrar piso nos R$ 5,00, diz Goldenstein

A última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do ano, realizada na semana passada, mostrou um Banco Central mais realista, deixando sinais claros de que a autoridade monetária não vai demorar a agir, via aumento de juros, caso seja necessário. “Há probabilidade razoável de que esse processo comece no segundo trimestre do ano que vem”. Com isso, a tendência é que a curva dos contratos de juros futuros entre em processo de desinclinação, como já está ocorrendo, o que também reforça a tendência recente de queda do dólar.

BRASIL

Guedes perdeu o comando dentro do governo pela pauta fiscal, diz Maia

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), avaliou nesta terça-feira que o governo perdeu o apetite pelo equilíbrio fiscal, e que o ministro da Economia, Paulo Guedes, teve a sua força reduzida dentro do Executivo para conduzir a pauta.

MP das vacinas será votada sem termo de consentimento, diz Maia

A Medida Provisória (MP) 1003, que autoriza a compra de vacinas contra a covid-19 pelo consórcio internacional Covax Facility, será votada na quinta-feira, 17, sem a exigência de que os vacinados assinem um termo de consentimento. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afastou, nesta terça-feira, 15, a possibilidade de que essa previsão seja incluída no texto.

Após quase 3 meses, Brasil tem mais de 900 mortes por covid-19 em 24h

O consórcio de veículos de imprensa divulgou um balanço nesta terça-feira, 15, com os números da pandemia de covid-19 no Brasil, de acordo com dados das secretarias estaduais de Saúde. O país tem 182.854 óbitos e 6.974.258 casos confirmados da doença.

MUNDO

Biden nomeia ex-pré-candidato democrata como secretário do Transporte

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, vai nomear seu ex-adversário nas primárias democratas, Pete Buttigieg, como secretário do Transporte, reportaram veículos de comunicação americanos nesta terça-feira (15).

Fora da Casa Branca, Trump enfrentará futuro incerto e ameaças legais

Depois do fracasso de seus esforços jurídicos para reverter a derrota que sofreu em 3 de novembro para o democrata Joe Biden – que na segunda-feira venceu a votação Estado a Estado do Colégio Eleitoral, que determina formalmente o presidente do país –, Trump voltará à vida privada no dia 20 de janeiro com uma variedade de opções.

Senado americano reconhece vitória de Joe Biden

Um dia após o Colégio Eleitoral americano confirmar Joe Biden como o próximo presidente dos EUA, o líder republicano no Senado, Mitch McConnell, reconheceu nesta terça-feira (15) a vitória do democrata nas eleições de novembro.

O #ExameAgora é o seu resumo diário de notícias aqui da Exame, apresentado por Victor Sena e Beatriz Correia.

Notícias sobre
ATENÇÃO: Mudança na sua assinatura da revista EXAME. A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos apenas uma edição por mês. Saiba mais