Tecnologia

Wikipédia terá novo sistema de busca no segundo bimestre

Engine substituirá antigo motor, já 'abandonado' pelo criador; usuários beta verão a mudança já em fevereiro, enquanto usuários finais receberão entre março e abril

wikipedia (Getty Images)

wikipedia (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de janeiro de 2014 às 17h34.

A Wikimedia anunciou nesta segunda-feira que sua enciclopédia online receberá um novo motor de busca a partir de fevereiro deste ano. A mudança será inicialmente apresentada apenas aos usuários beta da página, mas deverá chegar a todos os outros entre março e abril de 2014.

O novo sistema será fornecido pela startup de pesquisa e análise Elasticsearch, e substituirá o atual, chamado lucene-search-2. O motivo da troca é que o antigo, baseado no Apache Lucene, está começando a mostrar sinais da idade, e seu criador, Robert Stojnic, já não mais colabora com a Wikimedia para mantê-lo funcionando.

A ferramenta nova também é baseada no Lucene e tem o código aberto, ganhando pontos por ser mantido por uma empresa. Mas não foram só esses os pontos que colaboraram para a escolha da engine da Elasticsearch. Segundo um post da Wikimedia, a facilidade de implantação e modificação e a API de busca “superexpressiva” foram outros pontos primordiais.

Os responsáveis pela Wikipédia ainda criaram uma nova extensão chamada CirrusSearch para integrar o sistema com o MediaWiki. Ela deve ser quase totalmente retrocompatível com a busca atual, com algumas poucas exceções. As vantagens dadas por ele, no entanto, devem compensá-las: o add-on deve privilegiar nos resultados as páginas de melhor qualidade, e updates feitos em todas elas devem aparecer rapidamente. Você pode conferir mais informações sobre a mudança e o plug-in aqui e aqui.

Acompanhe tudo sobre:BuscaINFOInternetWikipedia

Mais de Tecnologia

Como a greve da Amazon nos EUA pode atrasar entregas de Natal

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia