Tecnologia

Wikipédia terá novo sistema de busca no segundo bimestre

Engine substituirá antigo motor, já 'abandonado' pelo criador; usuários beta verão a mudança já em fevereiro, enquanto usuários finais receberão entre março e abril

wikipedia (Getty Images)

wikipedia (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de janeiro de 2014 às 17h34.

A Wikimedia anunciou nesta segunda-feira que sua enciclopédia online receberá um novo motor de busca a partir de fevereiro deste ano. A mudança será inicialmente apresentada apenas aos usuários beta da página, mas deverá chegar a todos os outros entre março e abril de 2014.

O novo sistema será fornecido pela startup de pesquisa e análise Elasticsearch, e substituirá o atual, chamado lucene-search-2. O motivo da troca é que o antigo, baseado no Apache Lucene, está começando a mostrar sinais da idade, e seu criador, Robert Stojnic, já não mais colabora com a Wikimedia para mantê-lo funcionando.

A ferramenta nova também é baseada no Lucene e tem o código aberto, ganhando pontos por ser mantido por uma empresa. Mas não foram só esses os pontos que colaboraram para a escolha da engine da Elasticsearch. Segundo um post da Wikimedia, a facilidade de implantação e modificação e a API de busca “superexpressiva” foram outros pontos primordiais.

Os responsáveis pela Wikipédia ainda criaram uma nova extensão chamada CirrusSearch para integrar o sistema com o MediaWiki. Ela deve ser quase totalmente retrocompatível com a busca atual, com algumas poucas exceções. As vantagens dadas por ele, no entanto, devem compensá-las: o add-on deve privilegiar nos resultados as páginas de melhor qualidade, e updates feitos em todas elas devem aparecer rapidamente. Você pode conferir mais informações sobre a mudança e o plug-in aqui e aqui.

Acompanhe tudo sobre:InternetWikipediaINFOBusca

Mais de Tecnologia

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA

Brasileiro lança startup que promete pagar usuários por dados usados por IAs