Ciência

Vídeo prova que o som não é invisível

Novo estudo científico comprovou que é possível ver os ruídos e há, inclusive, um vídeo do YouTube que revela como o som se parece

Fotografia do som: não é possível ver esse momento a olho nu, mas já existem tecnologias capazes de tirar fotos (Reprodução/YouTube)

Fotografia do som: não é possível ver esse momento a olho nu, mas já existem tecnologias capazes de tirar fotos (Reprodução/YouTube)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de abril de 2014 às 10h30.

São Paulo - A verdade é que nada é invisível, nem mesmo o som. Um novo estudo científico comprovou que é possível ver os ruídos e há, inclusive, um vídeo do YouTube que revela como o som se parece.

O ruído é apenas uma mudança na densidade do ar, ou seja, uma onda sonora. Ao ver uma banda tocar ao vivo, por exemplo, as ondas de som que tocam os tímpanos voltam e batem no ponto de origem (as caixas de som), o que gera uma pressão no ar ao redor do aparelho.

Não é possível ver esse momento a olho nu. Mas já existem tecnologias capazes de tirar fotos, como a Schlieren Flow Visualization (SFV), desenvolvida em meados do século 19 pelo físico alemão August Toepler.

Até agora, essa é uma das melhores maneiras de ver aquilo que passa despercebido ao olho nu. O método é muito usado por cientistas em estudos de epidemiologia, por exemplo, que querem estudar o poder invisível e o alcance de tosses ou espirros.

Além disso, a técnica permite a visualização dessas mudanças de densidade das ondas sonoras. Pesquisadores e engenheiros mecânicos do instituto New Mexico Tech Michael Hargather usaram a técnica para ver sons, como o disparo de uma arma.

Veja abaixo um vídeo que mostra como o som se parece:

//www.youtube.com/embed/px3oVGXr4mo?feature=player_embedded

Acompanhe tudo sobre:INFOVídeos de tecnologia

Mais de Ciência

Pesquisa identifica célula que 'esconde' câncer dentro do corpo

Sony anuncia fechamento de estúdio responsável por 'God of War' e 'Shadow of The Colossus'

China cria material orgânico que amplia segurança de baterias de lítio

Pesquisadores chineses batem recorde de transmissão ao unir fibra óptica e rede sem fio