Tecnologia

Veneno pode aumentar em 70% sobrevida para câncer de pele

A toxina também retardou o desenvolvimento do tumor ou inibiu a sua formação por completo


	Câncer: antes de ser testada em seres humanos, os pesquisadores estão trabalhando para obter a crotamina na forma sintética, informou o instituto
 (Ge Healthcare/flickr)

Câncer: antes de ser testada em seres humanos, os pesquisadores estão trabalhando para obter a crotamina na forma sintética, informou o instituto (Ge Healthcare/flickr)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de novembro de 2012 às 21h10.

São Paulo - O Instituto Butantan desenvolve uma pesquisa inédita utilizando a crotamina da cascavel, uma toxina isolada do veneno do animal que aplicada em camundongos com melanoma (câncer de pele) aumentou a sobrevida do animal em até 70%, segundo comunicado divulgado à imprensa pela unidade da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo nesta quinta-feira (1). A toxina também retardou o desenvolvimento do tumor ou inibiu a sua formação por completo.

"Desta forma, demonstramos que a crotamina serve como protótipo para o desenvolvimento de novas drogas com propriedades parecidas", explica a geneticista do Butantan e coordenadora do projeto, Irina Kerkis.

"A crotamina tem grandes vantagens quando comparada a outras drogas anticancerígenas. Ela é facilmente solúvel em diferentes solventes, é pouco imunogênica, ou seja, não induz grave reação alérgica que pode causar choque anafilático e tem ação tóxica seletiva contra as células do melanoma, ou seja, não atinge as células normais do organismo", diz o comunicado. Antes de ser testada em seres humanos, os pesquisadores estão trabalhando para obter a crotamina na forma sintética, informou o instituto.

Acompanhe tudo sobre:CâncerDoenças

Mais de Tecnologia

A CEO do Hinge veio ao Brasil defender uma tese rara: sucesso é o usuário deletar o app

No maior layoff de sua história, Amazon demite 16 mil funcionários

CEO da Apple diz estar 'de coração partido' com morte de enfermeiro por agentes do ICE

Telas da linha Samsung Galaxy S26 terão função de privacidade embutida