Veja 5 cápsulas que podem fazer você viajar a 1.300 km/h

A final do campeonato de cápsulas de Hyperloop de Elon Musk irá acontecer no final deste ano e promete revelar como será o transporte do futuro

São Paulo – Sustentabilidade e velocidade. Essas são as duas palavras que não saem da cabeça de dezenas de estudantes que participam da final do campeonato de cápsulas do SpaceX Hyperloop. No final deste ano, eles irão apresentar a Elon Musk, CEO da SpaceX e da Tesla Motors, os seus protótipos em ação na pista de 1,6 km construída na sede da empresa em Hawthorne, na California. 

Para quem não sabe ou não se lembra, o Hyperloop é um sistema de transporte terrestre de alta velocidade idealizado por Musk em 2013. Ele consiste em tubos montados sobre colunas de 45,7 m a 91,4 m de distância com cápsulas que transportam pessoas a mais de 1.300 km/h. 

Para desenvolver esse projeto, a SpaceX lançou no ano passado um concurso de design e construção de cápsulas para o Hyperloop. Mais de 115 equipes compostas por estudantes de engenharia de 27 estados norte-americanos e 20 países se inscreveram. 

Em janeiro deste ano, 22 times foram escolhidos durante uma apresentação na Universidade A&M no Texas, nos EUA. Os projetos foram avaliados a partir de critérios que giram em torno de design e compatibilidade com a pista existente.

Desde então, as equipes selecionadas estão construindo protótipos funcionais para testar na pista da Califórnia em uma data que ainda não foi anunciada pela SpaceX.

Apesar de ser improvável que qualquer um deles cheguem à velocidade máxima do Hyperloop no trecho de testes, é bacana ver o desenvolvimento de um transporte de alta tecnologia que promete ser mais barato do que os tradicionais

Veja abaixo as fotos do protótipo vencedor da etapa no Texas e outras quatro cápsulas que receberam os principais prêmios do evento:

Prêmio de Melhor Design Geral

MIT Hyperloop Team, Instituto de Tecnologia de Massachusetts

(Divulgação/MIT)

Prêmio de Inovação de Cápsula

Delft Hyperloop, Universidade de Tecnologia de Delft (Holanda)

(Divulgação/Delft University of Technology)

Prêmio de Excelência Técnica de Cápsula

1º lugar: Badgerloop, da Universidade de Wisconsin-Madison

(Divulgação/University of Wisconsin-Madison)

2º lugar: Hyperloop na Virginia Tech, Virginia Tech


(Divulgação/Virginia Tech)

3º lugar: HyperXite, Universidade da Califórnia-Irvine 

(Divulgação/University of California - Irvine)

Além da SpaceX, duas empresas privadas estão desenvolvendo de forma independente um sistema de transporte Hyperloop. Uma delas é a Hyperloop Transport Technologies (HTT). Ela já criou um protótipo da cápsula e deve iniciar a construção de sua pista de testes no final deste ano no Vale Quay, na Califórnia. 

Em um vídeo publicado na semana passada, a HTT revelou que as cápsulas teriam janelas interativas em que o usuário poderia ver a temperatura e a velocidade do local. No quesito design, os protótipos não decepcionam e aparentam ter um visual sofisticado. 

Veja mais sobre as cápsulas no vídeo abaixo: 

https://youtube.com/watch?v=2LLm7zesqFQ

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.