Uber lança carros autônomos e enfrenta regulamentação

A partir desta quarta-feira, usuários que pedirem o UberX em São Francisco, uma das opções mais baratas, podem encontrar um carro autônomo

São Francisco - O Uber lançou sua frota de carros autônomos em sua cidade natal, São Francisco, apesar de não ter permissões adequadas exigidas por reguladores estatais.

A partir desta quarta-feira, usuários que pedirem o UberX, uma das opções mais baratas, podem encontrar um carro autônomo. Não está claro quantos carros do tipo o Uber tem na cidade.

O lançamento abriu uma batalha com o Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia, que disse na véspera que o Uber não tem permissão para testar veículos autônomos na Califórnia e exigiu que a empresa siga o processo de licenciamento em vigor.

"Vinte montadoras já receberam permissões para testar centenas de carros nas ruas da Califórnia. O Uber deve fazer o mesmo", disse a agência, em comunicado.

O Uber argumenta que seus carros não podem ser conduzidos sem motorista para monitorar (um motorista e um engenheiro vão nos bancos da frente para assumir em áreas como em travessias de pedestres - logo a lei da Califórnia não se aplica.

O Estado define como autônomos carros que tem capacidade de se dirigir sem controle físico ativo ou monitoramento de uma pessoa.

"Todos os nossos veículos cumprem com leis federais e estatais", disse uma porta-voz.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.