Tecnologia

Twitter encontra falha e pede que usuários troquem suas senhas

Empresa pede alteração de senha por precaução e diz que já corrigiu o problema de segurança

Twitter: empresa já corrigiu falha, mas pede troca de senha (Andrew Burton/Getty Images)

Twitter: empresa já corrigiu falha, mas pede troca de senha (Andrew Burton/Getty Images)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 3 de maio de 2018 às 18h14.

Última atualização em 3 de maio de 2018 às 18h26.

São Paulo – O Twitter anunciou que encontrou uma falha de segurança em sua plataforma de microblogue e pede que os usuários troquem suas senhas.

"Recentemente, descobrimos um bug que armazenava as senhas não ocultas em um registro interno. Corrigimos o erro e não temos nenhum indício de que haja invasão ou uso fraudulento de ninguém", de acordo com a mensagem do suporte oficial do Twitter, que, mesmo assim, recomenda a troca de senha "por precaução".

Outra dica que a empresa dá é ativar a autenticação de login em dois fatores. Isso, que está disponível no menu de segurança do seu perfil no Twitter, faz com que você só consiga acessar a sua conta usando a sua senha pessoal e um código que é enviado a você por SMS no celular.

Apesar de a empresa não informar o número de pessoas afetadas pelo problema de segurança, a agência Reuters reportou que uma pessoa próxima da companhia confirmou que um número "substancial" de usuários estava vulnerável a esse bug.

"Pedimos desculpas por isso ter acontecido", declarou o Twitter.

O problema aconteceu com o hashing, a substituição de caracteres de uma senha pelo símbolo # que mascara a senha real de cada usuário. Se a sua senha fosse "PassWord123", ela viraria algo como "###########". Com a falha, as senhas foram gravadas em um computador da companhia antes que fossem substituídas por sequências do símbolo #.

A falha foi descoberta pela empresa há algumas semanas e reportada para alguns órgãos reguladores americanos, que não comentaram o caso.

 

Acompanhe tudo sobre:Twitterseguranca-digital

Mais de Tecnologia

A CEO do Hinge veio ao Brasil defender uma tese rara: sucesso é o usuário deletar o app

No maior layoff de sua história, Amazon demite 16 mil funcionários

CEO da Apple diz estar 'de coração partido' com morte de enfermeiro por agentes do ICE

Telas da linha Samsung Galaxy S26 terão função de privacidade embutida