Torres em forma de lustre prometem concentrar vários prédios em três
São Paulo – Uma grande torre é melhor do que vários prédios pequenos. Foi com essa ideia em mente que os arquitetos dos escritórios Mans-Our Studio, WHM Design, Wahag Studio e o designer Mohamed Sarha criaram o projeto conceito El Warrak Cairo Trio Tower, que mais parece um conjunto de lustres gigantes. O lugar escolhido […]
Da Redação
Publicado em 1 de novembro de 2011 às 11h55.
Última atualização em 18 de outubro de 2016 às 11h56.
São Paulo – Uma grande torre é melhor do que vários prédios pequenos. Foi com essa ideia em mente que os arquitetos dos escritórios Mans-Our Studio, WHM Design, Wahag Studio e o designer Mohamed Sarha criaram o projeto conceito El Warrak Cairo Trio Tower, que mais parece um conjunto de lustres gigantes.
O lugar escolhido para os edifícios foi a ilha El Warrak, uma extensão do centro urbano do Cairo, no Egito, onde várias empresas montaram resorts e bairros residenciais, prejudicando a área verde existente lá. É para diminuir esse aumento acelerado de prédios e ampliar as plantações que o conceito do El Warrak Cairo Trio Tower foi pensado.
Grandes o suficiente para abrigar diversos serviços, como teatros, clubes, shoppings e centros de saúde, as torres possuem um eixo em forma de espiral, que sustenta a estrutura e não barra a passagem o vento para outros pontos da ilha e da cidade.
Esse vento que passa pelo meio da estrutura também pode ser usado para gerar energia elétrica e a temperatura baixa do ar na parte de cima pode ser usada para ajudar no sistema interno de ventilação dos prédios. Outra fonte de energia sustentável pensada pelos arquitetos é o material usado por fora dos prédios, que possuem células fotovoltaicas, capazes de produzir energia a partir da luz solar.