Tecnologia

TL-MR3420

Com o tradicional design sisudo dos roteadores, o TL-MR3420 é a arma da TP-Link para quem precisa de mais alcance e recursos básicos no gerenciamento da rede doméstica. Medindo 17,5 por 3,0 por 11,1 centímetros, o roteador 802.11 b/g/n traz duas antenas, gerenciamento de banda por IP e botão QSS, dedicado à configuração de segurança. […]

DR

Da Redação

Publicado em 2 de abril de 2012 às 17h06.

logo-infolab

Com o tradicional design sisudo dos roteadores, o TL-MR3420 é a arma da TP-Link para quem precisa de mais alcance e recursos básicos no gerenciamento da rede doméstica. Medindo 17,5 por 3,0 por 11,1 centímetros, o roteador 802.11 b/g/n traz duas antenas, gerenciamento de banda por IP e botão QSS, dedicado à configuração de segurança. Por 189 reais, sua maior falha é não entregar um resultado satisfatório em ambientes com paredes de concreto. 

 Para avaliar o roteador o INFOlab utilizou os notebooks LG P430 e Asus A43e e um desktop Core 2 Duo 2,1 GHz, 2 GB, com placa de rede Marvell Yukon. As medições foram realizadas com o software Passmark 7.0v. Para aferir a conectividade HSPA+ foi utilizado um SIMCard Vivo HSPA+ (Velocidade nominal: Download - 42 Mbit/s / Upload - 11 Mbit/s). Durante os testes foram realizadas três medições. A primeira com o computador no mesmo ambiente do roteador, outra a 16 metros de distância e uma terceira com distância de 10 metros com uma parede de concreto de barreira. 

 Ao contrário do modelo mais compacto da TP-Link, o MR3020, o modelo maior identificou o modem 4G utilizado no teste automaticamente. Não foi preciso nem mesmo selecionar o fabricante e modelo. Um ponto de destaque são as estatísticas de sinal para o modem, além do fato de a USB oferecer energia suficiente para a conexão com um extensor, como recomenda a Anatel.

Para não deixar a rede desprotegida o MR3420 é compatível com WEP, WPA-PSK e WPA2-PSK. A interface web não é compatível com SSL, mas é possível bloquear o acesso via IP. Quatro endereços MAC podem ser fornecidos para uma conexão segura. Além disso, o gerenciamento de banda permite que o usuário controle qual velocidade será partilhada com cada IP da rede. Na prática isso possibilita que um visitante ou mesmo aquele irmão que abusa nos downloads tenha um limite e não prejudique a navegação em outros dispositivos.

Mesmo com as duas antenas TL0143, com 3 dBi cada, o roteador registrou a velocidade de 34,8 Mbp/s com o computador a 1 metro de distância. A 10 metros, com uma parede de concreto como obstáculo, o desempenho caiu para 0,7 Mbp/s. A 16 metros de distância a velocidade aferida foi de 15,9 Mbp/s.

Ficha técnica

Velocidade nominal802.11 b/g/n (2,4 GHz - 300 Mbps)
Conectividade3G e 4G (HSPA+); 5 portas Fast Ethernet (1 WAN)
Conexões1 portas USB
Dimensões5,6 x 16,1 x 12,3 centímetros

Avaliação técnica

PrósRoteador Wi-Fi N 300 mediano; suporte a modem 3G/4G
ContrasDesempenho com barreiras poderia ser melhor.
ConclusãoAparelho básico, com recursos positivos, mas que decepciona na velocidade.
Média7.0
PreçoR$ 189
Acompanhe tudo sobre:Redes de computadoresRoteadoresTP-Link

Mais de Tecnologia

Como saber quantas pessoas visitaram seu perfil no Instagram

Filha dos fundadores do Flickr desaparece nos Estados Unidos

TikTok diz preferir fechar o aplicativo nos EUA do que vender

Quem quer, e consegue, comprar o TikTok?

Mais na Exame