Tecnologia

TL-MR3020

O HSPA+ chegou e as fabricantes não fizeram feio na hora de adaptar seus produtos para o mercado brasileiro. Além da conexão descomplicada a modems HSPA+, a TP-Link oferece um roteador bastante compacto e de desempenho interessante por 119 reais, o TL-MR3020. Medindo 6,7 por 2,1 por 7,4 centímetros, esse aparelho se assemelha ao Airport […]

DR

Da Redação

Publicado em 27 de março de 2012 às 16h07.

logo-infolab

O HSPA+ chegou e as fabricantes não fizeram feio na hora de adaptar seus produtos para o mercado brasileiro. Além da conexão descomplicada a modems HSPA+, a TP-Link oferece um roteador bastante compacto e de desempenho interessante por 119 reais, o TL-MR3020. Medindo 6,7 por 2,1 por 7,4 centímetros, esse aparelho se assemelha ao Airport Express, da Apple, e também ao pequeno BandLuxe. Mas não se engane pela falta de antena e com a única porta Fast Ethernet presente. O TL-MR3020 obteve resultados interessantes durante os testes do INFOlab. 

 Mesmo sendo extremamente básico e voltado ao uso doméstico, esse pequeno roteador oferece gerenciamento de banda por IP. Isso permite que, em uma mesma rede, o usuário defina quanto de velocidade cada endereço MAC terá disponível. Dessa forma é possível concentrar grande parte da banda para o computador principal e manter somente o necessário para navegação em outros dispositivos, como smartphones, notebooks de visitas, etc.

 Para conectar o modem 3G ou HSPA+ ao roteador não é possível seguir a recomendação da Anatel, de utilizar um extensor USB. Essa recomendação se faz necessária para que não haja interferência no sinal. O INFOlab apurou que não é possível utilizar o extensor no TL-MR3020 por falta de energia. É necessário plugar o modem diretamente na USB. A TP-Link informou INFO que irá incluir essa informação no manual dos produtos.

 A interface de configuração da TP-Link é bastante simples e fácil de usar, mas só está disponível em inglês. O TL-MR3020 é compatível com 120 modelos de modems 3G e HSPA+. Durante os testes o roteador não identificou o modem Vivo ZTE MF668A, mas conectou normalmente com um driver genérico para a marca. 

 Para avaliar o roteador o INFOlab utilizou os notebooks LG P430 e Asus A43e e um desktop Core 2 Duo 2,1 GHz, 2 GB, com placa de rede Marvell Yukon. As medições foram realizadas com o software Passmark 7.0v. Para aferir a conectividade HSPA+ foi utilizado um SIMCard Vivo HSPA+ (Velocidade nominal: Download - 42 Mbit/s / Upload - 11 Mbit/s). Durante os testes foram realizadas três medições. A primeira com o computador no mesmo ambiente do roteador, outra a 16 metros de distância e uma terceira com distância de 10 metros com uma parede de concreto de barreira. 

 No primeiro cenário o desempenho do TL-MR3020 é notável. A 1 metro de distância a velocidade média registrada foi de 53,9 Mbp/s. A 16 metros a velocidade cai para 0,14 Mbp/s e em 10 metros com uma parede a velocidade aferida foi de 1,4 Mbp/s.

Uma característica interessante do pequeno roteador é sua alimentação elétrica por uma porta microUSB. Isso possibilita o uso com um carregador automotivo, liberando a conexão de internet no carro, como em um táxi ou ônibus. Seu tamanho também torna prático o uso em reuniões externas e em ambientes sem uma infraestrutura de rede já instalada.

 

Ficha técnica

Velocidade nominal802.11 b/g/n (2,4 GHz - 150 Mbps)
Conectividade3G e 4G (HSPA+), 1 porta Fast Ethernet (WAN/LAN)
Conexões1 porta USB
Dimensões6,7 x 2,1 x 7,4 centímetros

Avaliação técnica

PrósPequeno e prático pode servir como um roteador para eventos e reuniões. Até no carro é possível ligá-lo. Excelente desempenho a curta distância. Suporte a modem 3G/4G
ContrasFaltam portas para uso doméstico; não funciona corretamente em distâncias superiores a 10 metros
ConclusãoAparelho indicado para pequenos apartamentos, locais sem infraestrutura de rede e uso doméstico
Média7.2
PreçoR$ 119
Acompanhe tudo sobre:Rede SustentabilidadeRoteadoresTP-Link

Mais de Tecnologia

Meta ajusta projeções financeiras e planeja aumentar gastos em 2024

União entre Republicanos e Democratas contra o TikTok mostra o quão difícil é banir um aplicativo

Google proíbe impulsionamento de conteúdo político para as eleições de 2024 no Brasil

Android é melhor que Apple? Para o consumidor chinês, sim

Mais na Exame