TIM não terá velocidade reduzida em internet móvel em 2015

A partir de 15 de janeiro, clientes de planos pré e pós-pagos que tiverem consumido pacote de dados de navegação contratado terão que comprar expansões

São Paulo – A operadora de telefonia TIM acabará com a velocidade reduzida em internet móvel em 2015.

A partir de 15 de janeiro, os clientes de planos pré e pós-pagos que já tiverem consumido o pacote de dados de navegação previamente contratado terão que comprar expansões se quiserem continuar com acesso à web.

Antes, era possível se conectar com uma velocidade abaixo da contratada e ter acesso “ilimitado” à internet.

A medida tomada pela TIM acompanha a Vivo e a Oi, que já iniciaram o corte da internet móvel ao fim da franquia, bem como a Claro, que fará isso a partir de 28 de dezembro deste ano.

O fim da internet reduzida afeta os planos Infinity Web 10, Infinity Web 30, Infinity Web 100, Infinity Web 10 + Torpedo e Infinity Web 30 + Torpedo.

Ao tentar navegar na web após o consumo do pacote de dados, o usuário se depara com uma página que dá opções de contratar um plano de maior capacidade ou pacotes de dados adicionais.

A TIM irá alertar os clientes sobre as mudanças por SMS.

Leia a seguir, na íntegra, posicionamento oficial da TIM sobre o caso.

“A TIM está atenta às tendências do mercado e acredita que mudanças no modelo do consumo de dados móveis são um movimento natural, em linha com o crescimento contínuo do uso de internet nos celulares e outros dispositivos. Os clientes necessitam de franquias cada vez maiores e de uma experiência de navegação de alta qualidade e – nesse contexto – o modelo de redução de velocidade após o consumo dos pacotes pode criar uma percepção negativa do serviço.

Assim, a operadora informa que vai implementar, a partir de 15 de janeiro, o bloqueio do acesso à internet após o consumo total da franquia contratada para os clientes dos estados de Pernambuco, Rio Grande do Sul e da área de DDD 19, no interior de São Paulo com os planos Infinity Pré, Infinity Controle, Liberty Controle e Liberty Controle Express. Os usuários já estão recebendo o aviso prévio com informações sobre a mudança via SMS, em linha com a política de transparência da TIM. Além disso, a companhia atualizou os regulamentos das ofertas, disponíveis no site http://www.tim.com.br.

Como já acontece, o cliente será alertado por mensagem de texto quando estiver próximo de atingir sua franquia contratada e quando o pacote esgotar. Neste último SMS, ele receberá um link do Portal TIM, onde terá a possibilidade de contratar imediatamente um pacote adicional de dados ou migrar para uma oferta com a franquia maior de forma simples e rápida, pelo próprio celular. Os pacotes de dados da TIM para o segmento pré-pago ou controle variam de 10 MB a 100 MB diários e custam a partir de R$ 0,75 por dia de uso.

Vale reiterar que os clientes podem acompanhar o consumo de dados enviando gratuitamente um SMS com a palavra CONSUMOWEB para o número 4141.

A operadora segue avaliando mudanças no modelo do consumo de dados móveis nas demais regiões e planos.”

Atualizado às 13h18 de 19/12/2014

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.