EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h22.
O setor de telecomunicações brasileiros deve receber investimentos de 8,3 bilhões de dólares neste ano, 27,5% mais que os 6,5 bilhões desembolsados em 2003. A previsão é da consultoria E-Consulting. Segundo a empresa, os investimentos recentes foram dirigidos para infra-estrutura, processos e tecnologias, além de fusões e aquisições. Agora, como parte da consolidação do setor, os recursos devem ser direcionados para marketing, criação de novos produtos, serviços e relacionamento com os clientes.
Conforme as projeções da consultoria, a receita do setor deve crescer 11,6% em relação a 2003, atingindo 39,2 bilhões de dólares. Segundo o diretor de Estratégia e Conhecimento da E-Consulting, Daniel Domeneghetti, investir no relacionamento dos clientes será importante para sustentar a alta do faturamento.
O motivo é que as empresas de telecomunicações não atravessam um bom momento, conforme o executivo. Entre os desafios, estão a grande ociosidade das linhas fixas; a perda de clientes da telefonia fixa para a telefonia móvel e de banda larga; a saturação do mercado de celulares pós-pagos; a migração de usuários para os pré-pagos, e a baixa penetração das operadoras no segmento corporativo, apesar dos planos para funcionários e dos serviços de infra-estrutura e conectividade que oferecem. A E-Consulting é uma consultoria especializada em criação e implantação de estratégias para grandes corporações, com ênfase em tecnologia aplicada e comunicação.