Tecnologia mostra carro fantasma para treinos de corrida
Inspirada nos carros fantasmas de jogos de videogame, o GhostDash ajuda pilotos a melhorar seus tempos entre as voltas de uma corrida
Victor Caputo
Publicado em 28 de outubro de 2014 às 16h10.
Última atualização em 18 de outubro de 2016 às 08h45.
São Paulo – Um instrutor e piloto de corrida chamado Justin Hayes criou uma tecnologia para treinos de corridas em carros . A ideia veio de games mais antigos como Mario Kart e simuladores atuais como Grand Turismo. O produto de Hayes permite que o piloto siga um carro fantasma para melhorar seu tempo.
Isso é feito usando HUD (Heads-up Display, ou “visor de cabeça erguida”, em português). Ele usa uma tela transparente antes do vidro que mostra um carro fantasma para o piloto. O sistema, chamado GhostDash, usa a localização do piloto por GPS e a combina com informações como velocidade, freadas, entre outras da melhor volta registrada.
As informações são processadas em um tablet Surface Pro 3, da Microsoft , e projetadas na tela transparente de 15 polegadas. Além do carro fantasma, também podem ser vistas informações como velocidade do carro. O projeto está atualmente no kickstarter, pedindo financiamento de 43.500 dólares. O kit ainda não está à venda, mas Hayes promete enviá-lo para aqueles que doarem, ao menos, 1.700 dólares no kickstarter.