Tecnologia

Surge o primeiro vírus para imagens JPG

SÃO PAULO O vírus W32/Perrun traz uma novidade técnica. Trata-se do primeiro invasor capaz de contaminar arquivos de imagem JPG. Segundo a McAfee, não há notícia de contaminação feita pelo Perrun. Trata-se de um vírus conceitual que chega na forma de um arquivo de 11 KB. Se executado, ele instala o programa Extrk.exe e faz […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h22.

SÃO PAULO O vírus W32/Perrun traz uma novidade técnica. Trata-se do primeiro invasor capaz de contaminar arquivos de imagem JPG.

Segundo a McAfee, não há notícia de contaminação feita pelo Perrun. Trata-se de um vírus conceitual que chega na forma de um arquivo de 11 KB. Se executado, ele instala o programa Extrk.exe e faz uma modificação no Registro associando os arquivos JPG a esse programa.

A partir daí, quando um arquivo JPG é aberto, o programa Extrk.exe verifica se ele está infectado. Em caso positivo, a parte do vírus é extraída e executada, infectando outro JPG. Somente um arquivo de imagem é contaminado de cada vez. Para disfarçar, o extrator tenta exibir a figura, usando recursos de uma DLL do sistema.

Os arquivos JPG contaminados não têm condições de ser replicados em máquinas não infectadas. Para haver a reprodução, é necessário que haja na máquina os dois componentes: o extrator e um JPG com o vírus residente.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Pequim lança tecnologias para facilitar pagamentos de estrangeiros no aeroporto

Vendas da TCL na América do Norte devem crescer 30% em 2025

Com menos moderação, Meta já tinha plano de 'cuidado com posts' para grandes anunciantes, diz jornal

O paradoxo do avô é possível? Matemático italiano sugere solução para hipótese de viagem no tempo