Tecnologia

Spotify denuncia Apple à Comissão Europeia por concorrência desleal

O diretor executivo da plataforma de streaming afirmou que a loja de aplicativos da Apple passou por mudanças que "limitam propositalmente a escolha"

O Spotify criticou o fato de a empresa americana cobrar de outras plataformas digitais uma taxa de 30% pelas compras feitas através do seu sistema de pagamento (Lucas Jackson/Reuters)

O Spotify criticou o fato de a empresa americana cobrar de outras plataformas digitais uma taxa de 30% pelas compras feitas através do seu sistema de pagamento (Lucas Jackson/Reuters)

E

EFE

Publicado em 13 de março de 2019 às 16h49.

Copenhague — O Spotify informou nesta quarta-feira que apresentou uma denúncia à Comissão Europeia (CE) contra a Apple por concorrência desleal.

O diretor executivo da plataforma de streaming de música, Daniel Ek, afirmou em comunicado que a loja de aplicativos da Apple passou por mudanças que "limitam propositalmente a escolha e afogam a inovação", atuando "como jogador e como árbitro" para tirar vantagem a respeito de outros desenvolvedores de apps.

"Após tentar sem sucesso resolver estas questões diretamente com a Apple, agora pedimos que a CE entre em ação para assegurar uma concorrência justa", afirmou Ek.

O Spotify criticou o fato de a empresa americana cobrar de outras plataformas digitais uma taxa de 30% pelas compras feitas através do seu sistema de pagamento, o que obrigaria a plataforma de música a inflacionar o seu serviço premium.

Caso a taxa não seja paga, a Apple aplica uma série de restrições técnicas que limitam a experiência através do sistema, denunciou a companhia sueca.

"Não estamos buscando um tratamento especial, simplesmente queremos o mesmo que outros aplicativos na loja da Apple como Uber ou Deliveroo, que não estão submetidas à taxa e portanto não têm as mesmas restrições", comentou.

Além disso, reivindicou que todos os aplicativos tenham "o mesmo conjunto de regras e restrições, inclusive o Apple Music", para que os consumidores tenham uma escolha real de sistemas de pagamento, e defendeu que as lojas de aplicativos não deveriam poder controlar as comunicações entre serviços e usuários.

Acompanhe tudo sobre:AppleSpotify

Mais de Tecnologia

Big Techs tentam driblar taxa de Trump para profissionais estrangeiros

Discord vai exigir verificação de idade para liberar conteúdo

Depois de duas décadas, Brasil se aproxima de ter foguete próprio

MrBeast quer ser o guru das finanças da geração alpha