Tecnologia

Software oculto em smartphones rastreia usuários

Segundo o pesquisador Trevor Eckhart, o app da empresa Carrier IQ não é encontrado facilmente e não pode ser desligado

Empresa responsável pelo programa afirmou que o mesmo funciona como uma ferramenta para operadoras de redes móveis (Getty Images)

Empresa responsável pelo programa afirmou que o mesmo funciona como uma ferramenta para operadoras de redes móveis (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de dezembro de 2011 às 14h14.

São Paulo – Um pesquisador encontrou um software oculto que rastreia as atividades dos usuários de smartphones BlackBerry, Nokia e com sistema Android.

Em um vídeo, o pesquisador Trevor Eckhart exibiu como funciona um programa da empresa Carrier IQ em seu smartphone com Android. O software gravou todas suas ações como conteúdo digitado, pesquisas na internet, mensagens de texto e a geolocalização.

O pesquisador utilizou seu smartphone, um HTC Evo, em modo avião (sem conexão Wi-Fi e 3G) e com uma ferramenta de monitoramento de rede chamada packet sniffer. Com isto ele conseguiu evidenciar que todas as informações digitadas apareciam em tempo real no software.

Mesmo quando conectou o smartphone a uma rede Wi-Fi e acessou uma página com navegação segura com protocolo em SSL (HTTPS), o software continuou a identificar seus dados.

Segundo Eckhart, o app do Carrier IQ não é encontrado facilmente e não pode ser desligado. E a empresa responsável pelo programa afirmou que o mesmo funciona como uma ferramenta para operadoras de redes móveis.

Em comunicado a Carrier IQ diz que seu software foi projetado para auxiliar as operadoras a identificar problemas críticos no aparelho como perda de chamadas e diminuição da bateria. Porém, a empresa negou que o programa rastreie os usuários.

Eckhart afirmou que chegou a ser ameaçado pela IQ, mas a empresa recuou e se desculpou após o pesquisador ganhar apoio dos advogados da Electronic Frontier Foundation (EFF) e de outras instituições.

O site The Register também apontou relatos de usuários do iPhone de que o app da Carrier IQ estaria presente no aparelho da Apple, evidenciando que o programa não se limita a alguns sistemas. Procurada pelo site, a empresa não quis se pronunciar.

Assista ao vídeo:

https://youtube.com/watch?v=T17XQI_AYNo%3Frel%3D0

Acompanhe tudo sobre:AndroidAppsBlackBerryEmpresasempresas-de-tecnologiaGoogleIndústria eletroeletrônicaNokiaPrivacidadeSmartphones

Mais de Tecnologia

Canadá ordena fechamento do escritório do TikTok, mas mantém app acessível

50 vezes Musk: bilionário pensou em pagar US$ 5 bilhões para Trump não concorrer

Bancada do Bitcoin: setor cripto doa US$135 mi e elege 253 candidatos pró-cripto nos EUA

Waze enfrenta problemas para usuários nesta quarta-feira, com mudança automática de idioma