Tecnologia

Site tira dúvidas sobre redação científica

As perguntas são publicadas no site, mantendo o anonimato de quem as enviou. As respostas e os comentários também são publicados

Clube SOS Ciência (Reprodução)

Clube SOS Ciência (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de junho de 2014 às 06h06.

O professor Gilson Volpato, do Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Botucatu, lançou um site para tirar dúvidas relacionadas à redação científica de estudantes, professores de graduação e pós-graduação e pesquisadores. O serviço é gratuito.

Batizado de Clube SOS Ciência, o site foi lançado experimentalmente em setembro de 2013 e já reúne 1.352 associados.

"O objetivo do site é ajudar a sanar dúvidas sobre redação científica de estudantes de graduação e pós-graduação para as quais eles não encontraram resposta satisfatória ou não têm para quem perguntar diretamente", disse Volpato à Agência FAPESP.

Para enviar perguntas, os interessados devem preencher um cadastro indicando sua área, estágio de desenvolvimento na atividade científica (iniciação científica, mestrado, doutorado ou pós-doutorado), tipo de instituição a que está vinculado (pública ou privada) e em qual cidade e estado reside.

As perguntas são publicadas no site, mantendo o anonimato de quem as enviou. As respostas e os comentários também são publicados.

"A ideia é criar um banco de perguntas e respostas para ser disponibilizado a todos os usuários do site", afirmou Volpato. "Até agora já recebi 281 perguntas, que são respondidas de forma mais aprofundada e fundamentada possível."

Cursos online

Segundo Volpato, além de enviar perguntas, os usuários cadastrados no site também podem assistir a palestras, ministradas regularmente pelo pesquisador em diferentes regiões do país, e participar de cursos on-line sobre redação científica.

Atualmente, as palestras são gravadas e exibidas no site seguindo uma programação fixa de dias e horários durante a semana e, eventualmente, são reprisadas.

A meta do pesquisador é exibir uma palestra por dia, com temas diferentes, que podem ser sugeridos pelos próprios usuários do site.

"No momento, estamos gravando e exibindo duas palestras por semana, durante um dia inteiro. Mas, nos próximos meses, já devemos gravar e exibir uma palestra diferente por dia", disse Volpato.

Além dos vídeos, os usuários também têm acesso aos slides das palestras proferidas pelo pesquisador no site em arquivo PDF e podem receber indicações de links de notícias e de textos relacionados à produção de ciência e redação científica indicados por ele e por outros usuários.

"Há uma carência muito grande de professores de redação científica no Brasil e o intuito do site é ajudar a preencher essa lacuna e auxiliar as pessoas a fazer e a publicar ciência de bom nível", afirmou Volpato.

O pesquisador é autor do Dicionário crítico para redação científica e dos livros Método lógico para a redação científica, Bases teóricas da redação científica, Publicação científica, Administração da vida científica, Pérolas da redação científica, Dicas para redação científica, Ciência: da filosofia à publicação e Estatística sem dor!.

Volpato também divulga seu trabalho no site www.gilsonvolpato.com.br, que oferece artigos, dicas e reflexões sobre redação científica, educação e ética na ciência. O site dá acesso a aulas on-line do curso "Bases teóricas para redação científica", apresentado por ele na Unesp.

Acompanhe tudo sobre:Ensino superiorFaculdades e universidadesINFO

Mais de Tecnologia

Google cortou 10% dos cargos executivos ao longo dos anos, diz site

Xerox compra fabricante de impressoras Lexmark por US$ 1,5 bilhão

Telegram agora é lucrativo, diz CEO Pavel Durov

O futuro dos jogos: Geração Z domina esportes eletrônicos com smartphones e prêmios milionários