Tecnologia

Sistema da Audi hackeia semáforos para diminuir poluição

Uso consistente da inteligência permite redução de 15% na emissão de dióxido de carbono e de 900 milhões de litros de petróleo anualmente na Alemanha, diz marca

Sistema da Audi hackeia semáforos para diminuir poluição: protótipo com o OS Multi Media Interface foi apresentado na feira de eletrônicos de consumo CES 2014 (Divulgação)

Sistema da Audi hackeia semáforos para diminuir poluição: protótipo com o OS Multi Media Interface foi apresentado na feira de eletrônicos de consumo CES 2014 (Divulgação)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 17 de março de 2014 às 19h55.

Imagine dirigir pelas ruas e sempre ter a sorte de pegar uma “onda” de semáforos abertos. Pois isso já é uma realidade para a montadora alemã Audi, que está desenvolvendo um sistema que se conecta ao computador da central de tráfego local e solicita a sequência de semáforos.

A tecnologia de interface multimídia, chamada simplesmente de Multi Media Interface, usa conexão com a internet e calcula a velocidade necessária para que o motorista consiga passar no verde, reduzir no amarelo ou parar no vermelho.

Essa informação é mostrada no painel do veículo por meio do Sistema de Informação. Outro diferencial é o mecanismo Start/Stop, que prepara a partida do motor em uma contagem regressiva de cinco segundos.

A grande vantagem é a economia no consumo de combustível e, consequentemente, a diminuição da emissão de poluentes no ar. De acordo com a marca, o uso consistente dessa inteligência permite a redução de 15% na emissão de dióxido de carbono e de 900 milhões de litros de petróleo anualmente na Alemanha.

O novo sistema já está pronto para ser integrado na linha de produção da empresa, dependendo apenas da aprovação da legislação local.

Um protótipo com o OS Multi Media Interface foi apresentado na feira de eletrônicos de consumo CES 2014 em um Audi A6.

A montadora também está fazendo o ensaio em 50 semáforos em Verona, na Itália, enquanto 25 veículos estão sendo testados em 1 mil sinais em Berlim.

Acompanhe tudo sobre:AudiAutoindústriaCarrosEmpresasEmpresas alemãsPoluiçãoSustentabilidadeVeículos

Mais de Tecnologia

Como a greve da Amazon nos EUA pode atrasar entregas de Natal

Como o Google Maps ajudou a solucionar um crime

China avança em logística com o AR-500, helicóptero não tripulado

Apple promete investimento de US$ 1 bilhão para colocar fim à crise com Indonésia