Exame Logo

Selfies, uma nova estratégia para divulgar a arte na Itália

A selfie chega aos museus, e uma galeria italiana propõe aos visitantes se retratarem em uma foto diante das peças exibidas

Vista do Coliseu, em Roma, Itália: campanha vai até o dia 6 de janeiro de 2015 (Filippo Monteforte/AFP)
DR

Da Redação

Publicado em 21 de outubro de 2014 às 09h49.

Roma - Após ser reconhecida como palavra do ano e até o papa Francisco e Barack Obama cederem a seus encantos, a "selfie" chega aos museus , e uma galeria italiana propõe aos visitantes se retratarem em uma foto diante das peças da exibição.

Assim, a Galeria Nacional de Arte Moderna (GNAM) de Roma lança este mês uma nova iniciativa que convida o público a se imortalizar em uma foto de si mesmo frente às obras da coleção, com o objetivo de atrair os jovens ao museu e divulgar o patrimônio cultural.

A campanha, nomeada #Selfiedautore ("selfie" do autor), que vai até o dia 6 de janeiro de 2015, se apresenta como um projeto conjunto da Associação de Amigos da Arte Moderna (AAAM) e da GNAM para promover fotografias criativas das obras da galeria.

"As "selfies" estão muito na moda entre os jovens. Por isso fizemos esta associação entre "selfie" e juventude e "selfie" e museu, e estamos muito contentes com o resultado", explicou à Agência Efe a presidente da AAAM, Maddalena Santeroni.

As "selfies" enviadas pelos participantes aparecerão no perfil da galeria no Facebook, onde os usuários da rede social poderão escolher sua foto favorita.

"As pessoas poderão votar na "selfie" preferida através da opção "Curtir" do Facebook", explicou Santeroni.

Entre as imagens com mais curtidas, um júri de especialistas em arte selecionará as cinco mais originais, que serão premiadas em uma cerimônia no dia 8 de fevereiro na GNAM.

"A fantasia é muito importante, não consiste simplesmente em fazer uma foto, é necessário analisar as possibilidades que cada obra oferece", especificou a presidente da AAAM.

As 50 melhores fotografias enviadas pelos participantes serão utilizadas para compor um vídeo que será publicado no perfil da GNAM.

Esta iniciativa visual, segundo comentou à Agência Efe a diretora da GNAM, Maria Vittoria Marini Clarelli, está ligada à capacidade de cada espectador de associar uma obra de arte a si mesmo e permitirá à galeria estudar o comportamento espontâneo dos visitantes.

"Através deste projeto podemos compreender se na escolha da peça prevalece o interesse específico de cada um pelas obras de arte ou como cada um vê a si mesmo", comentou a responsável pelo museu.

O projeto é vinculado à outra campanha que será lançada pela GNAM no Twitter no início de 2015. O museu pretende continuar a estreitar a relação entre a galeria e o público. A nova iniciativa oferecerá aos visitantes a possibilidade de unir suas emoções diante das obras a um breve comentário na rede social.

"Gostaríamos de ver como os espectadores conseguem sintetizar em um tweet as sensações produzidas pelas obras de arte", disse.

A diretora da GNAM destacou que ambos os projetos, tanto o #Selfiedautore no Facebook como a futura iniciativa no Twitter, servirão para observar como as redes sociais podem mudar a relação com a galeria.

"Uma vez finalizadas ambas as campanhas, faremos uma análise com o observatório do museu para verificar quais são as obras mais comentadas e, portanto, as preferidas dos visitantes", afirmou Marini Clarelli, sobre a importância de atender as impressões e as sugestões do público.

Para divulgar a iniciativa, a GNAM contará com a ajuda do ator italiano Alessandro Preziosi, que emprestará sua imagem para uma destas "selfies".

Tudo isso com o objetivo de divulgar o patrimônio cultural entre um maior número de pessoas e conseguir, através das novas tecnologias, que o público recupere o interesse pela arte.

São Paulo – O turismo internacional cresceu 4% entre janeiro e agosto de 2012 em relação ao mesmo período de 2011, segundo a Organização Mundial de Turismo (UNWTO) – os gastos também aumentaram. O relatório Travel & Tourism Competitiveness Index (Índice de competitividade em viagem e turismo, em tradução livre) de 2013, do Fórum Econômico Mundial, mostra porque alguns países acabam não atraindo tantos visitantes quanto outros.  Para classificar os países, o ranking usa como base para as notas três categorias principais - cenário regulatório, infraestrutura e ambiente de negócios e recursos culturais, humanos e naturais para o turismo. Cada um deles é dividido em 14 itens – como sustentabilidade e segurança. Esses, por sua vez, são subdivididos em itens mais específicos – como emissão de dióxido de carbono e confiabilidade na polícia, por exemplo.  O último colocado foi o Haiti , na 140º posição. O Brasil ocupa a 51ª posição e a Suíça é a primeira colocada.  Veja nas fotos os 30 países com o setor de turismo menos competitivo.
  • 2. 140. Haiti

    2 /30(Spencer Platt/Getty Images)

  • Veja também

    Nota: 2,59 pontos PIB per capita (paridade poder de compra): 1.234,9 dólares. PIB gerado pela indústria do turismo em 2012: 120,5 milhões de dólares - 1,5% do total do país. Receita gerada pelo turismo internacional: 162,0 milhões de dólares Destaques: O Haiti ocupou a primeira posição geral quanto a solicitação de visto. Mas também ocupou a última posição em alguns itens comparados como custo para começar um negócio, educação e treinamento, qualidade do meio ambiente, qualidade da infraestrutura aérea, entre outros.
  • 3. 138. Burundi

    3 /30(Getty Images)

  • Nota: 2,82 pontos PIB per capita (paridade poder de compra): 605,0 dólares PIB gerado pela indústria do turismo em 2012: 59,0 milhões de dólares – 3,3% do total do país Receita gerada pelo turismo internacional: 2,5 milhões de dólares Destaques: Sua melhor posição com relação aos outros países foi em emissão de dióxido de carbono, a 1ª no ranking geral. O país ocupa a última posição em confiança na polícia, quartos de hotel e disponibilidade local de pesquisa e treinamento especializado.
  • 4. 137. Serra Leoa

    4 /30(Chris Hondros / Getty Images)

    Nota: 2,87 pontos PIB per capita (paridade poder de compra): 1.132,5 dólares PIB gerado pela indústria do turismo em 2012: 84,5 milhões de dólares– 3,3% do total do país Receita gerada pelo turismo internacional: 44,0 milhões de dólares Destaques: Sua melhor posição com relação aos outros países foi em paridade poder de compra, a 14ª no ranking geral. O país ocupa a última posição em porcentagem da população com acesso a internet e expectativa de vida.
  • 5. 136. Guiné

    5 /30(Wikimedia Commons/ Soman)

    Nota: 2,88 pontos PIB per capita (paridade poder de compra): 1.086,3 dólares. PIB gerado pela indústria do turismo em 2012: 102,6 milhões de dólares – 2,0% do total do país Receita gerada pelo turismo internacional: 2,1 milhões de dólares Destaques: Sua melhor posição com relação aos outros países foi na facilidade de contratar mão-de-obra estrangeira, a 11ª no ranking geral. O país ocupa a última posição em linhas de telefone fixo.
  • 6. 135. Lesoto

    6 /30(Wikipedia)

    Nota: 2,89 pontos PIB per capita (paridade poder de compra): 1.918,2 dólares. PIB gerado pela indústria do turismo em 2012: 152,3 milhões de dólares – 6,9% do total do país. Receita gerada pelo turismo internacional: 26,0 milhões de dólares Destaques: Sua melhor posição com relação aos outros países foi na abertura ao turismo, a 18ª no ranking geral. O país ocupa a última posição em rede de transporte aéreo internacional e na ocupação dos aviões em voos internacionais.
  • 7. 133. Iêmen

    7 /30(Khaled Abdullah/Reuters)

    Nota: 2,96 PIB per capita (paridade poder de compra): 2.306,7 dólares PIB gerado pela indústria do turismo em 2012: 1.263,7 milhões de dólares – 3,1% do total do país Receita gerada pelo turismo internacional: 783,0 milhões Destaques: A melhor posição do Iêmen é em preço do combustível, a 8ª do ranking. A pior é a qualidade do sistema educacional, em que ocupa o último lugar.
  • 8. 132. Argélia

    8 /30(Pascal Parrot/Getty Images)

    Nota: 3,07 PIB per capita (paridade poder de compra): 7.324,5 dólares PIB gerado pela indústria do turismo em 2012: 7.658,9 milhões de dólares – 4,1% do total Receita gerada pelo turismo internacional: 209,0 milhões de dólares Destaques: O país ocupa o 5º lugar em preço de combustíveis. O pior desempenho, na comparação, está no grau de orientação do consumidor e transparência das políticas do governo.
  • 9. 131. Madagascar

    9 /30(Wikimedia Commons / Tom Turner)

    Nota: 3,09 pontos PIB per capita (paridade poder de compra): 944,5 dólares. PIB gerado pela indústria do turismo em 2012: 614,6 milhões de dólares - 6,0% do PIB Receita gerada pelo turismo internacional: 321,0 milhões de dólares Destaques: O país ocupa a 7ª posição no ranking em emissão de dióxido de carbono. E a 139 quanto ao número de leitos de hospital em relação ao tamanho da população.
  • 10. 130. Benin

    10 /30(Wikimedia Commons)

    Nota: 3,09 PIB per capita (paridade poder de compra): 1.620,4 dólares PIB gerado pela indústria do turismo em 2012: 197,8 milhões de dólares - 2.6% do total Receita gerada pelo turismo internacional: 187,0 milhões de dólares Destaques: A pior posição do país foi a 135ª, em acesso a sistema sanitário e custo para começar um negócio. O destaque foi o compromisso com o GATS da Organização Mundial do Comércio, na 9ª posição. O tratado foi criado para ampliar o sistema multilateral de comércio para o setor de serviços.
  • 11. 129.Mali

    11 /30(Pascal Guyot/AFP)

    Nota: 3,11 PIB per capita (paridade poder de compra): 1.128,0 dólares PIB gerado pela indústria do turismo em 2012: 620,6 milhões de dólares – 5,6% do PIB total Receita gerada pelo turismo internacional: 267,0 milhões de dólares Destaques: O país também ocupa o 2º lugar na emissão de dióxido de carbono e ocupa o último lugar quanto a leitos de hospital.
  • 12. 128.Burkina Faso

    12 /30(Wikimedia Commons/Neonstar)

    Nota: 3,12 PIB per capita (paridade poder de compra): 1.302,3 dólares PIB gerado pela indústria do turismo em 2012: 148,3 milhões de dólares - 1.5% do total Receita gerada pelo turismo internacional: 72,0 milhões de dólares Destaques: O país ocupa o 10º lugar em emissão de dióxido de carbono e na atitude da população em relação a estrangeiros. O destaque negativo é a penúltima colocação em inscrições no ensino de segundo grau.
  • 13. 127.Nigéria

    13 /30(Getty Images)

    Nota: 3,14 PIB per capita (paridade poder de compra): 2.582,2 dólares PIB gerado pela indústria do turismo em 2012: 4.290,5 milhões de dólares - 1.7% do total Receita gerada pelo turismo internacional: 628,4 milhões de dólares Destaques: O destaque foi o compromisso com o GATS da Organização Mundial do Comércio, na 17ª posição. O país ocupa a 137ª posição quanto aos gastos do governo com turismo em relação ao orçamento.
  • 14. 126. Costa do Marfim

    14 /30(Wikimedia Commons/ Zenman)

    Nota: 3,15 PIB per capita (paridade poder de compra): 1.589,8 dólares PIB gerado pela indústria do turismo em 2012: 738,8 milhões de dólares - 2.8% do total Receita gerada pelo turismo internacional: 200,9 milhões de dólares Destaques: O país é o líder em proteção aos biomas terrestres. E ocupa o penúltimo lugar do ranking de comparação da densidade de aeroportos em relação ao tamanho da população.
  • 15. 125.Moçambique

    15 /30(JMN/Cover/Getty Images)

    Nota: 3,17 PIB per capita (paridade poder de compra): 1.089,9 dólares PIB gerado pela indústria do turismo em 2012: 385,4 milhões de dólares – 2,9% do total Receita gerada pelo turismo internacional: 231,1 milhões de dólares Destaques: O país ocupa o 8º lugar em emissões de dióxido de carbono. Sua pior colocação é em acesso a água potável, no 137º lugar.
  • 16. 124.Malaui

    16 /30(Gianluigi Guercia/AFP)

    Nota: 3,22 PIB per capita (paridade poder de compra): 850,8 dólares PIB gerado pela indústria do turismo em 2012: 171,4 milhões de dólares – 2,9% do total. Receita gerada pelo turismo internacional: 33,9 milhões de dólares Destaques: O país ocupa a 5ª posição em emissões de dióxido de carbono, com baixa pontuação nesse indicador em relação aos outros países. E é o penúltimo colocado no impacto do HIV nos negócios.
  • 17. 123.Bangladesh

    17 /30(©afp.com / Farjana K. Godhuly)

    Nota: 3,24 PIB per capita (paridade poder de compra): 1.909,5 dólares PIB gerado pela indústria do turismo em 2012: 2.756,2 milhões de dólares – 2,3% do total Receita gerada pelo turismo internacional: 87,1 milhões de dólares Destaques: Bangladesh ocupa o 11º lugar em paridade poder de compra. O país é o penúltimo em abertura ao turismo e número de quartos de hotel em relação a população.
  • 18. 122.Paquistão

    18 /30(Banaras Khan/AFP)

    Nota: 3,25 PIB per capita (paridade poder de compra): 2.785,8 dólares PIB gerado pela indústria do turismo em 2012: 6.808,4 milhões de dólares – 3,2% do total Receita gerada pelo turismo internacional: 358,0 milhões de dólares Destaques: O país ocupa o 15º lugar no índice de preços de hotéis – e é o penúltimo quanto ao custo do terrorismo nos negócios.
  • 19. 121.Camarões

    19 /30(Wikimedia Commons)

    Nota: 3,27 PIB per capita (paridade poder de compra): 2.259,3 dólares PIB gerado pela indústria do turismo em 2012: 633,2 milhões de dólares – 2,5% do total Receita gerada pelo turismo internacional: 159,0 milhões de dólares Destaques: O país ocupa o 10º lugar em facilidade para contratar mão-de-obra estrangeira. O país ocupa a 137ª posição quanto a necessidade de vistos.
  • 20. 120.Etiópia

    20 /30(Giustino/Wikimedia Commons)

    Nota: 3,29 PIB per capita (paridade poder de compra): 1.092,3 dólares PIB gerado pela indústria do turismo em 2012: 1.480,3 milhões de dólares – 4,3% do total Receita gerada pelo turismo internacional: 757,9 milhões de dólares Destaques: O país ocupa o segundo lugar em paridade poder de compra – e o último em assinaturas de planos de telefone celular e em números de assentos em ginásios esportivos em relação à população total.
  • 21. 119. Suazilândia

    21 /30(Getty Images)

    Nota: 3,31 PIB per capita (paridade poder de compra): 5.300,7 dólares PIB gerado pela indústria do turismo em 2012: 75,5 milhões de dólares – 1,8% do total Receita gerada pelo turismo internacional: 51,0 milhões de dólares Destaques: O país é o primeiro colocado em tarifas de passagens e taxas do aeroporto. O país ocupa a posição 140 em disponibilidade de trabalho qualificado, presença de HIV na população adulta e impacto do HIV nos negócios.
  • 22. 118. Zimbábue

    22 /30(Getty Images)

    Nota: 3,33 PIB per capita (paridade poder de compra): 514,8 dólares PIB gerado pela indústria do turismo em 2012: 392,8 milhões de dólares - 5,7% do total Receita gerada pelo turismo internacional: 664,0 milhões de dólares Destaques: O país é o 18º colocado quanto a preço de hotéis – e o penúltimo no impacto nos negócios das regras de investimento estrangeiro direto.
  • 23. 117. Gana

    23 /30(George Appiah/Wikimedia Commons)

    Nota: 3,38 PIB per capita (paridade poder de compra): 3.112,9 dólares PIB gerado pela indústria do turismo em 2012: 873,2 milhões de dólares – 2,2% do total Receita gerada pelo turismo internacional: 694,0 milhões de dólares Destaques: O país é o 6º colocado em preços de hotéis e o 134º em acesso a sistema de saneamento adequado.
  • 24. 116.Uganda

    24 /30(Getty Images)

    Nota: 3,39 PIB per capita (paridade poder de compra): 1.384,5 dólares PIB gerado pela indústria do turismo em 2012: 784,0 milhões de dólares – 3,9% do total Receita gerada pelo turismo internacional: 958,6 milhões de dólares Destaques: O país é o 4º colocado em paridade poder de compra e em concentração de partículas (poluição). O país está na 135ª posição quanto a decolagens de avião e assentos em ginásios esportivos em relação ao tamanho da população.
  • 25. 115. Paraguai

    25 /30(Getty Images)

    Nota: 3,39 PIB per capita (paridade poder de compra): 6.223,9 dólares PIB gerado pela indústria do turismo em 2012: 342,6 milhões de dólares – 1,5% do total Receita gerada pelo turismo internacional: 240,7 milhões de dólares Destaques: O país é o 11º colocado em extensão e efeito da tributação. O Paraguai ocupa a posição 137 quanto a qualidade de infraestrutura de transporte aéreo e qualidade da rede de transportes terrestre.
  • 26. 114. Tajiquistão

    26 /30(wikimedia commons)

    Nota: 3,41 pontos PIB per capita (paridade poder de compra): 2.079,4 dólares PIB gerado pela indústria do turismo em 2012: - Receita gerada pelo turismo internacional: - Destaques: O país ocupa a última posição em abertura ao turismo como porcentagem do PIB. Seu melhor desempenho foi em paridade poder de compra (7º).
  • 27. 113. Venezuela

    27 /30(Wikimedia Commons)

    Nota: 3,41 pontos PIB per capita (paridade poder de compra): 12.567,80 dólares PIB gerado pela indústria do turismo em 2012: 10.500,8 milhões de dólares – 3.6% do total do país Receita gerada pelo turismo internacional: 777,0 milhões Destaques: O país ocupa o último lugar do ranking em direitos de propriedade, impacto nos negócios das regras para investimento estrangeiro direto, afinidade por viagens e turismo, entre outras. A melhor colocação é o primeiro lugar em preço do combustível, proteção ao bioma, época para o turismo e concentração de poluição.
  • 28. 112. Nepal

    28 /30(Wikimedia Commons)

    Nota: 3,42 pontos PIB per capita (paridade poder de compra): 1.249,1 dólares PIB gerado pela indústria do turismo em 2012: 748,4 milhões de dólares – 4,0% do total do país Receita gerada pelo turismo internacional: 386,3 milhões de dólares Destaques: A pior posição do Nepal entre todos os itens da pesquisa foi 137, em prevalência de propriedade estrangeira. A melhor, foi o preço dos hotéis – na segunda posição geral.
  • 29. 111. Quirguistão

    29 /30(Wikimedia Commons / alexeya)

    Nota: 3,45 pontos PIB per capita (paridade poder de compra): 2.372,40 dólares PIB gerado pela indústria do turismo em 2012: 63,9 milhões de dólares – 1,1% do total do país Receita gerada pelo turismo internacional: 640,4 milhões Destaques: Sua melhor posição com relação aos outros países foi em simpatia por viagens e turismo, na 19ª colocação. A pior foi 138, em infraestrutura para o turismo – e também em direitos de propriedade. A infraestrutura é um ponto crítico para o país – que ocupa a 138ª posição em infraestrutura para o turismo. O item em que ele se sai pior, na última posição, é qualidade da infraestrutura dos portos. A melhor posição que foi atingida pelo país é a 8ª em abertura para o turismo e necessidade de vistos.
  • 30. Veja agora os países com o turismo mais competitivo

    30 /30(Getty Images)

  • Acompanhe tudo sobre:EuropaItáliaMuseusPaíses ricosPiigsTurismo

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Tecnologia

    Mais na Exame