Tecnologia

Samsung Galaxy Note 3

Avaliação de Airton Lopes / O aparelho que inaugurou a tendência de smartphones com telas enormes e ressuscitou a caneta stylus ganhou uma versão com display ainda maior. Agora são 5,7 polegadas com resolução full HD para manusear com as duas mãos, o que desagrada a alguns, ou com a caneta S Pen. O corpo do Note3 tem […]

Note 3

Note 3

DR

Da Redação

Publicado em 20 de janeiro de 2014 às 19h49.

logo-infolab

Avaliação de Airton Lopes / O aparelho que inaugurou a tendência de smartphones com telas enormes e ressuscitou a caneta stylus ganhou uma versão com display ainda maior. Agora são 5,7 polegadas com resolução full HD para manusear com as duas mãos, o que desagrada a alguns, ou com a caneta S Pen. O corpo do Note3 tem o mesmo tamanho do antecessor, mas é mais fino (0,9 centímetro de espessura) e leve (168 gramas).

A configuração é poderosa e, nos testes do INFOlab com reprodução de vídeo, o modelo teve a maior autonomia da categoria. A bateria resistiu por 9 horas e 58 minutos. Fotos são feitas com a mesma resolução (13 MP) e recursos do Galaxy S4. A novidade é a filmagem de clipes de até 5 minutos de duração em resolução 4K. Ele também é o primeiro com porta USB 3.0.

Avaliação de Lucas Agrela / A linha Samsung Galaxy Note, apresentada da feira de eletrônicos IFA 2011, criou uma nova categoria de dispositivos que fica em entre a de tablets e a de smartphone tradicional, assim como os tablets estão entre os smartphones e notebooks. O termo phablet surgiu na imprensa internacional a partir do lançamento do primeiro Galaxy Note. Até então, o aparelhos móveis tinham, em média, telas de 4 polegadas.

O terceiro integrante da linha de phablets da Samsung é um aparelho potente. Ele conta com o mais recente processador da Qualcomm e tem memória RAM de 3 GB – mais do que muitos notebooks disponíveis no mercado.

Sua tela desde a primeira edição só aumentou. Eram 5,3 polegadas, depois 5,5 polegadas e agora são 5,7 polegadas. O tamanho do display agrada principalmente quem usa o aparelho para navegar na web, jogar e assistir vídeos. Já realmente fazer uma ligação, função primordial de um celular, pode ser um pouco difícil, dada as grandes dimensões do produto.

Esse é o primeiro dispositivo móvel a gravar vídeos em resolução 4K e para amantes da produção de vídeos isso é um grande destaque.

Confira a seguir a análise completa do INFOlab.

Design e Construção

A tampa traseira tem acabamento que imita uma capa de couro. Esse é um refinamento atraente, mas quando removemos essa tampa notamos que a cobertura é fina e na verdade ela está sobre uma construção de policarbonato, assim como a Galaxy S4. Na prática, essa inovação serve apenas para mitigar os riscos na tampa – um problema do Galaxy Note 2.

O aparelho está 1 milímetro mais espesso que a versão anterior e também com um formato mais plano – algo que não corrobora para a ergonomia do produto.

A tela do phablet da Samsung atingiu um novo recorde: 5,7 polegadas, com resolução de 1080p por 1920p e tecnologia Super AMOLED. Isso é ótimo para quem navega na web, joga bastante e assiste vídeos no dispositivo, mas é prejudicial tanto para a ergonomia, quando para o uso em ligações telefônicas. Usar o produto com apenas uma mão ainda é um desafio – problema existente desde a primeira edição do aparelho. Se ele tivesse um design mais curvado, como o Moto X, o tamanho da tela pareceria menor e seria mais confortável de segurá-lo.

Hardware

O smartphone – ou phablet - é primeiro em muitos aspectos em termos de hardware. É o primeiro que passou pelo INFOlab com 3 GB de memória, novo padrão micro USB 3.0 de carregamento e transmissão de dados (ainda aceitando o conector micro USB para energia e para dados).

O padrão de Wi-Fi também é de ponta: 802.11 a/b/g/n/ac com dupla frequência (2,4 e 5 GHz). Com isso, a velocidade de conexão é capaz de chegar a até 125 Mbps.

Há cinco pontas sobressalentes para a S Pen e dois conjuntos de borrachas para o fone de ouvido.

Benchmaks

Nos benchmarks o aparelho se saiu bem devido à sua configuração potente. Ele chegou a superar diversos concorrentes e se mostrou um dos smartphones mais poderosos que já passaram pelo INFOlab.

Samsung Galaxy Note 3

Quadrant Standard – 19.422
AnTuTu – 30.505
Vellamo – 2.825
3DMark – 17.779

Sony Xperia Z Ultra

Quadrant Standard - 20.553 
AnTuTu – 30.296
Vellamo - 2.967
3DMark – 17.230

Samsung Galaxy S4

Quadrant Standard – 17.230
AnTuTu – 25.001
Vellamo – 2.114

Bateria

O Galaxy Note 3 tem bateria com carga de 3.200 mAh, uma das maiores capacidades entre dispositivos móveis. A bateria subiu 100 mAh em relação à edição anterior. 

No teste de autonomia de uso na reprodução contínua de vídeo com Wi-Fi e Bluetooth ligados, padrão adotado pelo INFOlab, o aparelho obteve o melhor resultado dos últimos meses. Foram 10 horas, quase três horas a mais do que aguentou o concorrente Xperia Z Ultra no mesmo teste (7h23).

Sistema

A Samsung continua a apostar na interface TouchWiz e em aplicativos próprios atualizados pela na sua loja oficial. Quem já usou um aparelho recente da fabricante vai se deparar com uma interface similar.

Um modo de operação interessante é o de múltiplas janelas, introduzido no Galaxy Tab 10.1. Na barra de acesso lateral, ativada segurando o botão voltar, é possível abrir dois aplicativos ao mesmo tempo, dividindo a tela. Entretanto, isso funciona apenas em alguns apps.

Há ainda ajustes do tamanho das aplicações e do teclado virtual para operar o aparelho com uma mão, caso seja necessário. Na prática, ele reduz o teclado para algo equivalente a uma tela de 3,5 a 4 polegadas, chegando próximo da proporção de sucesso 4:3. Isso certamente favorece a ergonomia do produto que tem tela de 5,7 polegadas.

O aparelho tem exclusividades de conteúdo e serviços:

- 50 GB de Dropbox por 2 anos;
- 13 jogos grátis da Gameloft;
- 6 meses de acesso ao acervo Netmovies;
- 5 livros digitais da Saraiva;
- 6 meses de Evernote Premium;
- Dezenas de vídeos no PlayKids TV por 1 ano;
- 1 exemplar de cada jogo Coquetel - 1 deck de cartas do Grow Perfil;
- 2 meses de assinatura do Clube DXTV;
- 6 meses de seguro contra quebra do LCD ou danos por água.

O Galaxy Note 3, como de costume, ganhou os recursos do Galaxy S da mesma geração, no caso o S4. Ele tem: Sensor de gestos, luminosidade, barômetro, humidade e temperatura, bússola, acelerômetro, proximidade e giroscópio. Só não há o sensor infravermelho.

Fazem parte desta herança da linha S também os novos controles Smart Stay, Air Gesture, Inteligent Pause, Smart Scroll.  Algumas funcionalidades e um monte de aplicativos.

Dentre as aplicações que mais valem a pena está a S Health. Ela funciona como uma planejadora de atividades para perda  (ou controle) de calorias, além de medir o conforto em um ambiente (temperatura e humidade) e contar passos em uma caminhada.

Usabilidade

Como plataforma de anotações rápidas ele se destacou. A caneta S Pen é o utilitário indispensável para o Note 3. Nesta versão, um dos grandes destaques é o menu chamado Comando Suspenso.  Ele carrega um menu virtual (sobreposto ao sistema) em forma de espiral. Quando você remove a caneta do corpo do smartphone ou quando você clica no botão lateral da caneta e aponta para a tela (sem tocar a tela) o menu aparece com a seguinte lista de comandos:

- Lembrete de ação – Você pode escrever pequenos recados e ter o texto reconhecido para enviar uma mensagem com o conteúdo. É possível, por exemplo, pesquisar na internet, discar para um número anotado ou outra ação. O lembrete também é ativado com dois cliques sobre a tela com o botão da caneta pressionado;

- Bloco de rascunho: Ferramenta para recortar um elemento da tela e criar álbuns de recortes com anotações. Facilita por exemplo para criar um roteiro de aplicativos (nada muito útil);

- Escrita na tela: Permite desenhar na tela e salvar a imagem com as anotações;

- S Finder: Pesquisa no aparelho e no Google por um termo. Reconhece fórmulas e símbolos através de anotações feitas anteriormente;

- Janela da caneta: Ferramenta para criar mini aplicativos do tamanho que você desejar. Você desenha um quadrado na tela e seleciona qual aplicativo quer abrir no espaço determinado.

Câmera

O Galaxy Note 3 é o primeiro smartphone testado pelo INFOlab que grava vídeo em 2160p com 30fps. Ou seja, ele filma em 4K, e em Full HD (1080p) com 60fps. A gravação em 4K registra no máximo 5 minutos e gera um arquivo de 1,68 GB.  Contudo, o vídeo não funcionou em uma TV 4K da Sony, provavelmente por causa do codec utilizado. O vídeo gravado em Ultra HD pelo Note 3 oferecerá um melhor experiência visual em um display 4K, mas o próprio aparelho também consegue reproduzir a filmagem, mesmo tendo tela Full HD.

A câmera tem sensor BSI de 13 MP, com abertura de f/2.2. O tipo de LED usado no flash é um destaque do aparelho, que é melhor para tonalidade da pele.

As imagens ficaram com boa qualidade, especialmente em condições adequadas de iluminação. À noite, as fotografias apresentaram um pouco de ruído. A fidelidade de cores não é um dos pontos fortes do dispositivo – às vezes, a coloração fica exacerbada.

Para a filmagem, a câmera conta com autofoco. Mas é possível tocar a tela para focar em macro ou normal. Durante o teste notamos um tempo elevado para focagem. 

Foto por: INFOlab

Foto por: INFOlab

Foto por: INFOlab

Foto por: INFOlab

Considerações Finais

O Galaxy Note 3 é um aparelho excelente em diversos aspectos, como usabilidade, design, configuração e ergonomia. É um produto que dispensa o uso de um smartphone e tablet, se você quiser centralizar os dois aparelhos em um só - e seu preço elevado deixa claro que realmente é esse seu objetivo no mercado. Contudo, ele peca pela falta de algumas funções interessantes que o Xperia Z Ultra, como a TV Digital e o rádio FM, que poderiam torná-lo o dispositivo mais completo no mundo dos phablets. No entanto, quem não liga para isso e busca um aparelho poderoso com tela grande, 4G e NFC, o Note 3 é uma das melhores opções disponíveis. 

Ficha técnica

ProcessadorQualcomm Snapdragon 800
CPUKrait 400 quad core 2,3 Ghz
GPUAdreno 330
Tela5,7 polegadas (1920p x 1080p)
RAM3 GB
Armazenamento20 GB livres para uso + microSD de 32 GB (não incluso)
Peso168g
Bateria10h
SistemaAndroid 4.3

Avaliação técnica

PrósConfiguração potente, tela grande, 3 GB de RAM, filma em 4K
ContrasErgonomia poderia ser melhor, limite de 5 minutos na filmagem em 4K
ConclusãoMelhor aparelho já lançado pela Samsung, ótima opção de smartphone Android
Configuração9,6
Usabilidade8,1
Diversão9,1
Bateria9,4
Design7,8
Média8.8
PreçoR$ 2.899
Acompanhe tudo sobre:Smartphones

Mais de Tecnologia

Ministério da Justiça pede que Apple e Google criem senha biométrica para emails em smartphones

Hasbro, de brinquedos 'analógicos', vai focar agora em jogos digitais

Um dos favoritos da Geração Z, Duolingo tem trimestre robusto

Apple prepara novo Mac Mini com Chip M4, que será o menor computador da empresa

Mais na Exame