Tecnologia

Samsung e Apple concentram 55% das vendas de smartphones

Vendas globais de smartphones cresceram 41% em relação ao primeiro trimestre de 2011

Segundo o estudo, a Apple comercializou 35 milhões de smartphones nos primeiros três meses de 2012 (Justin Sullivan / Getty Images)

Segundo o estudo, a Apple comercializou 35 milhões de smartphones nos primeiros três meses de 2012 (Justin Sullivan / Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de junho de 2012 às 14h58.

São Paulo - As vendas globais de smartphones registraram uma alta anualizada (em relação ao primeiro trimestre de 2011) de 41% nos primeiros três meses de 2012, mas isso não foi capaz de alterar a já consolidada liderança de Samsung e Apple, que abocanharam 55% das vendas e mais de 90% dos lucros desse mercado, segundo dados da consultoria ABI Research.

As vendas de smartphones no primeiro trimestre de 2012 alcançaram 144,6 milhões de unidades. Somente a Samsung foi responsável pela venda de 43 milhões de unidades, ao tempo que a Apple comercializou outras 35 milhões.

A Nokia amargou queda de 40%, vendendo no período um total 11,9 milhões de aparelhos, e já vê sua terceira colocação ser ameaçada pela RIM, que apesar de também ter tido um mau resultado (queda de 20% nas vendas), vendeu 11,1 milhões de BlackBerries.

Os maus resultados da Nokia se concentram especialmente nos aparelhos da linha Symbian: segundo o estudo, a fabricante finlandesa teria que ter uma alta de 5.000% na venda de seus Windows Phone somente para compensar a perda com os Symbian.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaSmartphonesIndústria eletroeletrônicaMarcasTecnologia da informaçãoEmpresas coreanasAppleSamsungestrategias-de-marketing

Mais de Tecnologia

Samsung quer reinventar o celular — mas cobra caro por isso

Pesquisadores de Pequim desenvolvem chip de alta precisão para aplicações em IA

Meta fecha uma das maiores aquisições de sua história ao comprar startup chinesa de IA

Brasileiro lança startup que promete pagar usuários por dados usados por IAs