Tecnologia

Prefeitura de Campinas oficializa uso de app que permite comunicação direta com cidadãos

Com a oficialização em Campinas (SP), o aplicativo Colab.re conquista a 70º cidade brasileira

Prefeito de Campinas (Divulgação)

Prefeito de Campinas (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de junho de 2015 às 07h22.

A prefeitura de Campinas, interior de São Paulo, oficializou esta semana o uso do aplicativo Colab.re, que permite a comunicação direta entre cidadãos e governo em prol do bem comum. Agora, os cerca de um milhão de moradores da cidade têm um canal oficial de relacionamento com a Secretaria de Comunicação para fazer denúncias, enviar sugestões e avaliar serviços públicos.

"Nós temos buscado a participação popular de várias formas. Vivemos a era das redes sociais e o modelo digital desenvolvido pelo Colab.re vem ao encontro dessas expectativas", disse a INFO Jonas Donizette, prefeito de Campinas. "O aplicativo 'traduz', de certa forma, as expectativas de uma era na qual as instâncias entre o cidadão e o poder público estão em plena transformação". 

No aplicativo (disponível na web, Android e iOs), cada mensagem postada possui foto, local e comentários, assim como uma rede social, e também recebe um número de protocolo. As solicitações são encaminhadas ao órgão responsável, que notificará o cidadão sobre o andamento do caso.  

"Campinas é uma das mais populosas e, sem dúvidas, uma das mais importantes cidades a adotar oficialmente o Colab.re", disse a INFO Gustavo Maia, cofundador do Colab.re. "Não só fornecemos a tecnologia, mas estamos trabalhando dentro da prefeitura para treinar e atender melhor os gestores públicos, a fim de que o atendimento e a gestão sejam feitos com mais qualidade para o cidadão e com a participação dele".

Criado em 2013 em Recife, o Colab.re já conquistou o prêmio AppMyCity! de melhor aplicativo urbano do mundo e foi eleito um dos cinco melhores aplicativos pela ONU. Além de Campinas, outros 69 municípios brasileiros, como Curitiba (PR), Niterói (RJ), Santos (SP) e Pelotas (RS), já o utilizam. Os idealizadores do projeto calculam que o índice de solução dos casos é de 70%. 

"Nossa meta é alcançar 100 prefeituras brasileiras até o final deste ano e estarmos presente oficialmente em 50% das capitais brasileiras em 2016. Ainda este ano, também iniciaremos a internacionalização do Colab.re levando a tecnologia e o modelo de gestão pública colaborativa para outras cidades do mundo", diz Maia.

Para entender melhor como o aplicativo fuciona, assista ao vídeo abaixo:


 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaAppsCidadaniaDados de BrasilINFO

Mais de Tecnologia

Executiva da Baidu faz publicação polêmica no TikTok e pede demissão logo depois

Rio Grande do Sul: IA possibilita "match" entre animais desaparecidos e tutores

Com 3 milhões de ouvintes, maior podcast do Brasil é evangélico e baseado em livro best-seller

Plataforma criada por voluntários do Rio Grande do Sul já resgatou 12 mil pessoas

Mais na Exame