Polícia federal americana vigia cidades com frota de drones, revela reportagem
Mais de 30 cidades foram sobrevoadas pela frota de drones em um período de apenas 30 dias, segundo a reportagem
Da Redação
Publicado em 3 de junho de 2015 às 12h52.
A polícia federal dos Estados Unidos tem operado uma frota de pelo menos 50 aeronaves não tripuladas sobre cidades americanas nos últimos anos, segundo uma reportagem da agência de notícias Associated Press. De acordo com uma série de documentos revelados pela AP, o FBI tem utilizado os drones para vigilância durante investigações, com sistemas de câmera e antenas, capazes de identificar e rastrear celulares em solo.
O programa não faz parte de um sistema de vigilância em massa como o da Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA), garantiu o FBI em comunicado, mas ainda assim pode ser usado para captar dados de terceiros, como imagens.
Mais de 30 cidades foram sobrevoadas pela frota de drones em um período de apenas 30 dias, segundo a reportagem. O sistema é todo sustentado por pelo menos 13 empresas falsas, operadas pelo governo nos bastidores.
"O programa de aviação do FBI não é um segredo", disse o porta-voz Christopher Allen em um comunicado. "Especificidades das aeronaves e suas capacidades são protegidas para fins de segurança operacional." Allen ressaltou que esse equipamento não é utilizado para coletar dados em massa, apenas de alvos de investigações.
Fonte: Associated Press e The Guardian