Tecnologia

Plano de banda larga terá um projeto-piloto em 2010

Brasília - O Plano Nacional de Banda Larga, lançado hoje pelo governo, terá neste ano apenas um projeto-piloto, com cobertura de 100 cidades, entre elas Brasília e outras 15 capitais de Estados. Ainda não foram decididos os municípios que serão atendidos nesta primeira fase, o que deverá ocorrer nas reuniões do Fórum Brasil Digital, que […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h45.

Brasília - O Plano Nacional de Banda Larga, lançado hoje pelo governo, terá neste ano apenas um projeto-piloto, com cobertura de 100 cidades, entre elas Brasília e outras 15 capitais de Estados. Ainda não foram decididos os municípios que serão atendidos nesta primeira fase, o que deverá ocorrer nas reuniões do Fórum Brasil Digital, que será formado na primeira semana de junho, com representantes do setor público, empresas e sociedade civil.

Até 2014, a meta de cobertura é chegar a praticamente todas as capitais dos Estados, com exceção de Boa Vista (RR). Não foi previsto o número de cidades que terão o serviço daqui a cinco anos.

Para montar a rede que será administrada pela Telebrás, serão usadas fibras ópticas de empresas estatais, como Eletronet, Eletrobras e Petrobras. Neste ano, a rede terá extensão de 11,3 mil quilômetros, utilizando os chamados anéis do Sudeste e Nordeste. Até 2014, a rede chegará a 30 mil quilômetros.

Paran Johar, vice-presidente de marketing da Jumptap, uma rede rival de publicidade móvel, diz ter visto um grande potencial publicitário no iPad, mas critica a abordagem da Apple quanto a isso.

"O problema com o iPad e o iPhone é que a Apple está adotando sua abordagem tradicional de ser um sistema fechado," disse.

Acompanhe tudo sobre:Banda largaEmpresasGovernoInternetTecnologia da informaçãoTelebrasTelecomunicações

Mais de Tecnologia

Telegram se torna lucrativo após 11 anos, mas enfrenta críticas globais sobre moderação de conteúdo

Proibição do TikTok nos EUA pode deixar 'buraco' no setor de compras via redes sociais

Irã suspende bloqueio ao WhatsApp após 2 anos de restrições

Qualcomm vence disputa judicial contra Arm e poderá usar licenciamentos da Nuvia