Tecnologia

Petrobras anuncia nova descoberta de petróleo no pré-sal

Rio de Janeiro - A Petrobras anunciou nesta quarta-feira que descobriu uma nova acumulação de petróleo na jazida marítima conhecida como Carioca, cuja concessão foi...

Plataforma de Petróleo (Wikimedia Commons)

Plataforma de Petróleo (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 13h26.

Rio de Janeiro - A Petrobras anunciou nesta quarta-feira que descobriu uma nova acumulação de petróleo na jazida marítima conhecida como Carioca, cuja concessão foi adjudicada em um consórcio no qual a estatal é operadora e do qual também fazem parte a britânica BG e a hispânico-chinesa Repsol Sinopec.

A nova evidência de reservas de petróleo nesta concessão em águas muito profundas do oceano Atlântico foi constatada por meio da perfuração do poço 3-SPS-101 em uma área na qual é realizado o Plano de Avaliação da Descoberta de Carioca, informou a petrolífera em comunicado.

O achado foi realizado na região do pré-sal da bacia marinha de Santos e em uma área a 303 quilômetros do litoral do estado de São Paulo, na qual a profundidade do Atlântico chega a 2.158 metros.

O novo poço com resultados bem-sucedidos foi perfurado a 34 quilômetros do poço pioneiro.

"Esta nova descoberta foi comprovada com amostragens de petróleo de cerca de 20 graus API, por teste a cabo, em reservatórios carbonáticos do pré-sal, a partir de 4.850 metros de profundidade", afirma o comunicado.

A Petrobras perfurou com sucesso cinco poços neste bloco, denominado BM-S-9 e no qual é operadora com um 45% de participação, enquanto a BG possui 30% e a Repsol Sinopec os 25% restantes.

Segundo o comunicado da petrolífera brasileira, o consórcio tem prazo até o próximo dia 31 de dezembro para declarar o caráter comercial da jazida.

Acompanhe tudo sobre:América Latinacidades-brasileirasDados de BrasilINFOMetrópoles globaissao-paulo

Mais de Tecnologia

Por que um objetivo final é chamado de “Santo Graal”?

Comitê da ONU finaliza tratado internacional histórico sobre cibercrime

Justiça proíbe WhatsApp de compartilhar dados de usuários brasileiros com empresas do grupo Meta

WhatsApp ganha buscador de figurinhas similar ao de GIFs animados

Mais na Exame