Pesquisas no Twitter estão 3 vezes mais rápidas

O Twitter está inaugurando um novo mecanismo de buscas, conhecido pelo codinome Blender. Ele é três vezes mais rápido que o sistema de pesquisa anterior do site

São Paulo — As pesquisas na rede de microblogs Twitter estão três vezes mais rápidas, segundo informou o próprio serviço no blog Twitter Engineering. Esse ganho de velocidade foi resultado da implantação de um novo sistema de pesquisas chamado Blender.

O desenvolvimento do Blender começou no segundo semestre de 2010. O novo motor, desenvolvido na linguagem Java, produziu uma redução de 300% no tempo de resposta do serviço de busca do Twitter.

De acordo com o Twitter, cerca de um bilhão de buscas são realizadas nos servidores do site a cada dia. Na semana anterior à implantação do Blender, o terremoto e o tsunami que atingiram o Japão contribuíram para o aumento significativo nas pesquisas, o que provocou grande lentidão em alguns momentos.

Após a implantação do novo sistema, o tempo de resposta caiu de 800 microssegundos para cerca de 250 microssegundos. A carga nos processadores também foi cortada pela metade. Com isso, a capacidade de pedidos de busca distribuídos por máquina foi ampliado em dez vezes, o que diminuirá os custos com servidores, anunciou o Twitter.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.