Pagamento via celular dobra nos últimos 6 meses

Mercado evolui de 3,7% para 6,2% entre setembro de 2011 e março deste ano

Aparelhos com sistema operacional Android crescem e roubam market share do iPhone (Brian Ach/Getty Images)

Aparelhos com sistema operacional Android crescem e roubam market share do iPhone (Brian Ach/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de abril de 2012 às 13h09.

Rio de Janeiro - Os pagamentos móveis no Brasil passaram de 3,7% para 6,2%, entre setembro de 2011 e março deste ano. É o que aponta um levantamento realizado pela empresa global de TI Adyen, que realiza transações mobile por meio da sua plataforma. Com o avanço dos smartphones, iPads e tablets Android, o serviço continua crescendo rapidamente e tornou a prática de compra de produtos e serviços online mais rápida e possível em qualquer lugar.

A pesquisa mostra que a maior parte das comercializações em setembro era realizada em iPhones (57%), seguida pelo iPad (25%) e dispositivos com o sistema operacional Android (14%). Apenas 4% de todas as transações foram realizadas pelo Blackberry. Em seis meses, os equipamentos com Android passaram a ter 20% do mercado, roubando market share do iPhone, agora com 50% dos pagamentos.

O estudo também apurou que as taxas de conversão são 30% maiores nos sites mobile, incluindo as feitas em iPad, do que as realizadas em aplicativos mobile. A explicação para o fato é que os aplicativos, por não aceitarem a integração de todos os meios de pagamento, podem ter altos índices de abandono.

Em relação às fraudes, o risco é 50% menor em dispositivos móveis do que em pagamentos online. Apesar da alta penetração dos smartphones e do avanço dos tablets no país, o Brasil ainda apresenta uma baixa utilização dos aparelhos para realizar compras. O acesso à internet a partir dos equipamentos é somente de 1,5% e as compras representam apenas 1% do total do comércio eletrônico.

O mobile commerce, entretanto, demonstra um enorme potencial no mercado brasileiro. Segundo a Anatel, há 116 celulares para cada 100 pessoas e até 2015 mais da metade da população, cerca de 100 milhões de usuários, terá um celular com acesso à internet.

Mais de Tecnologia

Norte-coreanos estão secretamente trabalhando em desenhos lançados em streamings

Pulga atrás da orelha: minha experiência com o Vision Pro, da Apple

Brasil é campeão no Mundial de Robótica em Houston

Em Santa Catarina, médico leva Apple Vision Pro para ser usado em cirurgia ortopédica

Mais na Exame