Exame Logo

Os 11 jogos inéditos mais legais da E3 2015

Entre tantos remakes, reboots e sequências, games novos também tiveram espaço no evento

De olho no futuro (Reprodução)
DR

Da Redação

Publicado em 19 de junho de 2015 às 12h54.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h42.

A E3, convenção internacional de games realizada todos os anos em Los Angeles, terminou nesta quinta-feira (18) com uma série de anúncios, trailers, vídeos de gameplay e novidades para o mundo dos games.Apesar disso, pouca coisa chegou como uma surpresa. Dos 115 jogos mostrados durante a feira, apenas 16 são franquias totalmente inéditas e nunca mostradas ao público antes. O restante é composto, em sua maioria, por títulos já conhecidos ou vistos em outras edições da E3.Mas ainda existe criatividade na indústria dos games! Para provar isso, selecionamos os 11 jogos ainda inéditos mais promissores mostrados no evento.
  • 2. Recore

    2 /12(Divulgação)

  • Veja também

    A primeira novidade anunciada na conferência da Microsoft é este game exclusivo para Xbox One e PCs que chega às lojas em 2016. Recore é produzido por Keiji Inafune, um dos criadores do Mega Man, e pela Armature Studios, desenvolvedora composta em boa parte por ex-membros da equipe criativa de Metroid Prime.Nenhum detalhe sobre a história ou a jogabilidade foram revelados, mas o trailer empolga. Nele, uma garota e seu mascote robô exploram um mundo deserto, com um clima pós-apocalíptico, enquanto enfrentam andróides inimigos. Assista ao vídeo clicando aqui.
  • 3. Cuphead

    3 /12(Reprodução)

  • Lembra daqueles desenhos antigos da Disney, cheios de imagens psicodélicas e personagens dançando num ritmo frenético e repetitivo? A ideia de Cuphead é reproduzir o tom daquelas animações em um game plataforma 2D produzido pela MDHR.Com direito a sinfonias de jazz como trilha sonora, além de elementos macabros, como representações de demônios, o jogo foi um dos títulos mais surpreendentes apresentados pela ID@Xbox, iniciativa da Microsoft de apoio a desenvolvedores independentes. Cuphead também é exclusivo para Xbox One e PCs, e tem lançamento previsto para 2016. Assista ao divertido trailer aqui.
  • 4. Unravel

    4 /12(Reprodução)

    A conferência da Electronic Arts apresentou três jogos da franquia Star Wars, quatro simuladores esportivos e outros quatro reboots (ou sequências), incluindo novos Mass Effect, Need for Speed e Mirrors Edge. Mas quem realmente roubou a cena foi Unravel.Neste quebra-cabeças plataforma, o jogador controla um simpático bonequinho feito de lã que deixa uma linha solta por onde passa. O objetivo é completar as fases utilizando a linha como recurso de movimentação pelo cenário. Unravel foi desenvolvido por um grupo de 14 pessoas no norte da Suécia, o estúdio Coldwood. Martin Sahlin, criador do jogo, subiu ao palco da EA para explicar que a linha deixada pelo personagem "representa o amor e os laços que nós fazemos. Ele se desenrola porque é isso o que acontece quando nos separamos do que amamos".Além disso, o personagem (chamado Yarny) é "a linha vermelha que corre pela vida de alguém tentando amarrar de volta suas partes perdidas". A ideia para o jogo surgiu quando Sahlin estava acampando com a família, e percebeu como esses laços são importantes. Depois de uma introdução tão comovente como essa, veja o trailer exibido na E3 aqui.
  • 5. Horizon: Zero Dawn

    5 /12(Divulgação)

    Os criadores de Killzone: Shadow Fall receberam muitas críticas após entregar um FPS feito às pressas para acompanhar o lançamento do Playstation 4, em 2013. Mas esse novo jogo da Guerilla Games promete recuperar o prestígio do estúdio. Horizon: Zero Dawn foi o primeiro jogo inédito mostrado na conferência da Sony. Na demonstração exibida, uma jovem caçadora explora um mundo pós-apocalíptico povoado por dinossauros robóticos.O título parece misturar ação, estratégia e RPG e chega exclusivamente ao Playstation 4 em 2016. Assista ao trailer aqui.
  • 6. Dreams

    6 /12(Reprodução)

    Assim como a Microsoft, a Sony também abriu espaço para desenvolvedores independentes em sua conferência. Dreams, por exemplo, foi um dos mais aplaudidos e comentados após a apresentação.Desenvolvido pela Media Molecule (responsáveis por Tearaway e Wendigo ), o jogo promete reproduzir a sensação de um sonho. Através do sensor de movimento do controle do PS4, os jogadores poderão desenhar suas fantasias, criando personagens e ambientes inteiros, como uma grande pintura interativa.Além disso, será possível compartilhar seus sonhos com outros jogadores online e explorar os sonhos dos outros, conectando as criações como um grande universo compartilhado. O conceito é realmente impressionante, e você pode ver uma demonstração aqui.
  • 7. Firewatch

    7 /12(Divulgação)

    Também apresentado na conferência da Sony, Firewatch é um game independente em primeira pessoa com gráficos surpreendentemente bonitos. Nele, você controla Henry, um guarda ambiental que trabalha protegendo as florestas do estado americano de Wyoming de eventuais incêndios.Seu único contato com a civilização é por meio de um rádio, com quem Henry se comunica com sua supervisora Delilah. Mesmo nas impressionantes paisagens do jogo, é o isolamento do protagonista que promete ser o motor da narrativa, baseado no misterioso desaparecimento de duas garotas.Ainda sem data de lançamento, Firewatch é produzido pela Campo Santo e seu trailer pode ser visto aqui.
  • 8. No Mans Sky

    8 /12(Divulgação)

    A ideia da produtora Hello Games é, no mínimo, ambiciosa. Imagine uma galáxia, com um número quase incalculável de estrelas. Pense que, orbitando cada uma delas, pode haver pelo menos dois ou três planetas. Agora imagine poder visitar e explorar cada um deles. Essa é a proposta de No Mans Sky.O jogo em primeira pessoa promete entregar uma experiência de exploração interestelar quase sem limites. No universo em constante expansão de No Mans Sky, você poderá descobrir novos planetas, colonizá-los e compartilhar seus achados com amigos online.Muitos dos mundos possuem formas de vida, vegetação e diversos tipos de atividade para os jogadores. Além disso, o espaço é cheio de outras naves prontas para entrar em combates em tempo real, de olho em recursos, armas e habilidades.Parece grande demais, mas a Hello Games garante que não há exagero nos trailers e demonstrações. O game terá lançamento simultâneo para PS4 e PC, em data ainda não divulgada. Assista à apresentação de No Mans Sky na E3 aqui.
  • 9. Beyond Eyes

    9 /12(Divulgação)

    Enquanto ex-produtores da franquia Bioshock desenvolvem um jogo de terror com uma protagonista cega, a também independente Tiger Squid trabalha com uma abordagem diferente do mesmo conceito. Beyond Eyes também te coloca na pele de uma garota deficiente visual, mas cria o ambiente ao redor com muitas cores e imaginação.A protagonista, Rae, uma menina de 10 anos, precisa explorar o mundo ao redor e superar os obstáculos da falta de visão para encontrar seu gatinho desaparecido. Os sons, cheiros e texturas que ela sente ajudam a imaginar o cenário, que ganha cores e formas conforme a personagem anda.O jogo sai para PCs e Xbox One no final do ano. Veja o trailer aqui.
  • 10. Tacoma

    10 /12(Reprodução)

    Em Gone Home, o jogador se encontra em uma casa abandonada e precisa investigar cada canto, cada detalhe, para descobrir onde está a família que morava ali. Na E3 deste ano, a desenvolvedora Fullbright Company trouxe o mesmo conceito, só que levado ao espaço.A julgar pelo que foi mostrado de Tacoma, a protagonista se encontra em uma estação espacial abandonada, e deve descobrir o que aconteceu com a tripulação. O game parece trocar o gênero de exploração dramática de Gone Home pela ficção científica, em cenários e tons que fazem referência a diversas obras do gênero, como o filme 2001: Uma Odisseia no Espaço.Exclusivo para PCs e Xbox One, Tacoma chega às lojas em 2016. Veja o trailer aqui.
  • 11. Strafe

    11 /12(Reprodução)

    Quando todas as principais conferências da E3 2015 já haviam acabado, uma última novidade chamou a atenção dos gamers de PC durante o painel voltado para a plataforma. Depois de uma bem-sucedida campanha no Kickstarter, Strafe promete recuperar o clima dos games de tiro em primeira pessoa da década de 90. Strafe se passa numa estação espacial, infestada por monstros e cheia de armas de alta destruição como nos clássicos Doom, Wolfenstein e Quake. O gráfico poligonal, ao estilo Minecraft, garante a nostalgia pata os fãs daqueles títulos.Veja um vídeo de gameplay aqui.
  • 12. The Last Guardian

    12 /12(Divulgação)

    Impossível deixar de fora um dos títulos que mais chamou a atenção dos gamers nessa E3. Após o sucesso de crítica que foram Ico e Shadow of the Colossus, o game designer Fumito Ueda apresentou seu mais novo projeto pela primeira vez em 2009. Desde então, nenhuma novidade sobre The Last Guardian chegou aos fãs. Até este ano.No game, você controla um garoto acompanhado por um mascote gigante, semelhante à figura grega do Grifo, com quem você deve encontrar maneiras de fugir das ruínas de uma civilização antiga.Nos seis anos em que o título esteve "desaparecido", rumores de que o projeto já havia sido abandonado circularem pela internet. Problemas no desenvolvimento, incluindo a saída de Ueda da Sony e o fim do Team Ico, o estúdio que trabalhava no game, colocaram os fãs na dúvida se, algum dia, veríamos The Last Guardian novamente.Esses problemas podem explicar por que a demonstração vista na E3 deste ano parece muito com a que vimos seis anos atrás. Mas o jogo continua promissor, aumentando a expectativa para o lançamento prometido para 2016, exclusivamente no PS4.Assista à demonstração aqui.
  • Acompanhe tudo sobre:E3GamesIndústria eletroeletrônicaINFOMicrosoftPlayStationXbox

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Tecnologia

    Mais na Exame