Tecnologia

Orkut ganha recurso ´Grupos de Amigos´

Novidade permite compartilhar fotos e mensagens com segmentos específicos de contatos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h48.

São Paulo - O Google divulgou hoje a implantação de um novo recurso que vai permitir aos usuários do Orkut separar seus amigos em categorias. Dessa forma, o usuário poderá compartilhar fotos e atualizações com grupos segmentados, como "faculdade", "balada", "trabalho", "amigos" e "futebol" por exemplo.

Segundo Victor Ribeiro, diretor de produtos do Google, o recurso vem suprir a necessidade de classificar com quem o usuário deseja compartilhar suas informações. "As pessoas possuem círculos sociais diferentes e esses ciclos não estavam representados dentro das redes sociais. Os 'Grupos de Amigos' devem fazer o usuário compartilhar cada vez mais, já que ele sabe exatamente quem terá acesso aos seus updates", diz Ribeiro.

Para abrigar o recurso, a página inicial do Google foi levemente redesenhada. A caixa de atualizações será exibida ao lado da foto do perfil, com opção para publicar textos, vídeos e fotos. Os grupos do usuário serão exibidos em abas, localizadas acima da caixa de atualização. Ao clicar em cada uma delas, é possível ter acesso às atualizações publicadas pelo usuário e pelos contatos que fazem parte do grupo.

Pessoas não inclusas na grupo não terão acesso às publicações. E os grupos serão pessoais, ou seja, amigos não poderão ingressar neles espontaneamente. Uma nova seção, chamada "Lembretes", vai exibir novos pedidos de amizade, aniversariantes do dia, depoimentos etc.

A função "Grupo de Amigos" começou a ser ofertada hoje. Segundo o Google, ela deve estar disponível para todos os usuários que utilizam a versão atualizada do Orkut até o final da semana. Os grupos de amigos não estarão disponíveis para usuários que utilizam a versão antiga da rede social.

Veja como funcionará o recurso "Grupo de Amigos":

Orkut no azul

Durante a apresentação da nova função, o Google informou também que o Orkut vem dando lucro desde novembro de 2009. Eles não divulgaram valores.

Segundo a empresa, o Orkut possui 52 milhões de usuários no Brasil, e cresce em um ritmo de 6% ao ano. No mundo todo, seriam 85 milhões de usuários no mundo todo, com um crescimento anual de 12%. Ainda de acordo com o Google, 200 milhões de fotos são carregadas no Orkut semanalmente, enquanto 550 milhões de scraps são trocados no mesmo período.

Leia outras notícias sobre o Orkut ou sobre o Google

Siga as notícias de Tecnologia do site EXAME no Twitter
 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleInternetOrkutRedes sociaisSitesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Dez anos de Spotify no Brasil: o app que extinguiu a pirataria e virou sinônimo de música

O que esperar do balanço da Nvidia, a mais nova queridinha de Wall Street

Quatro operadoras da China se unem para oferecer roaming 5G entre redes

Colher elétrica promete 'temperar' alimento sem utilizar mais sal

Mais na Exame