Nuvem ajuda hospitais a melhorar o atendimento

Funcionários usam a rede para divulgar pesquisas de satisfação

Maior operadora independente de hospitais do Brasil, com presença em São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Pernambuco, a Rede D’Or São Luiz tem investido constantemente em novas tecnologias. Este ano, por exemplo, adotou um projeto que integra os sistemas de todas as suas filiais, melhorando a comunicação entre elas. O avanço possibilitou à empresa reduzir o tempo de resposta das autorizações de procedimentos médicos, integrar pedidos e resultados de exames e agilizar a triagem dos pacientes nos prontos-socorros.

Outra inovação tecnológica é o uso de tablets nos quartos para saber se os pacientes estão satisfeitos com o atendimento hospitalar. No questionário, há perguntas relacionadas a diversos assuntos, como refeições, acomodação, limpeza, exames, enfermagem e equipe médica. Sempre que o paciente dá uma nota inferior a oito a uma das questões, novas perguntas são feitas. Isso porque um descontentamento com as refeições, por exemplo, pode estar relacionado tanto ao sabor da comida quanto à temperatura ou ao horário em que ela é servida. “O hospital deixa o papel reativo de esperar pela reclamação do cliente e passa a ser proativo, buscando saber o que ele deseja”, diz o diretor executivo de marketing da rede, Claudio Tonello.

Assim que o questionário é respondido, as respostas são encaminhadas para um sistema em nuvem, por meio do qual os diretores e os gestores do grupo ficam sabendo, em tempo real, tudo o que os pacientes pensam a respeito do hospital. “Antes, contratávamos uma empresa para fazer, uma vez por ano, cerca de 500 entrevistas. Agora, o processo é contínuo”, diz Tonello. 

Clique aqui e saiba mais

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.