Tecnologia

Novo sistema da Ford para carros estreia no Brasil em 2014

Empresa abre plataforma a desenvolvedores brasileiros que quiserem fazer apps para os carros da montadora

Imagem (Filipe Serrano)

Imagem (Filipe Serrano)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de janeiro de 2014 às 10h07.

A Ford afirmou nesta terça-feira, 28, que pretende lançar no Brasil o Sync AppLink, a mais recente versão do sistema operacional para os carros da montadora, apresentada durante a feira Consumer Electronics Show (CES) no início do ano. Segundo a companhia, a plataforma estará disponível em 2014 no Brasil, em data ainda não definida, e os desenvolvedores brasileiros também poderão criar aplicativos para os automóveis da empresa.

O Sync AppLink é um sistema instalado nos painéis de controle do carro que funciona conectado ao smartphone do motorista. Ele permite acessar aplicativos, receber mensagens, alertas de condições climáticas e notícias. O controle é feito por comandos de voz do motorista, sem precisar tirar as mão do volante. 

Lançado em 2007, a primeira versão do sistema é usada em cerca de 5 milhões de veículos no mundo, a maior parte nos Estados Unidos. O plano da montadora é agora fazer uma expansão global dos seus modelos de carros conectados e levar a nova versão sistema aos mercados da Europa, Ásia, América do Sul, Oceania e África.

"Até 2015, esperamos ter 14 milhões de veículos equipados com o AppLink", disse Doug VanDagens, diretor global de soluções de conectividade da Ford, em apresentação à imprensa durante a Campus Party. 

No ínicio, porém, apenas três aplicativos estarão disponíveis aos motoristas brasileiros: TuneIn (rádios online), Napster (streaming de música) e Glympse (para compartilhar informações em redes sociais). "Estamos trabalhando em um plano interno e com outros desenvolvedores para aumentar o número de aplicativos até o fim do ano", disse David Borges, supervisor de serviços de conectividade da Ford no Brasil. 

Os motoristas poderão baixar os aplicativos compatíveis com o sistema dos carros por meio de uma loja de aplicativos chamada App Catalog, que terá apenas os programas que funcionam com o AppLink. Ao escolher um app, o usuário é redirecionado para a página da App Store ou do Google Play para baixar o aplicativo no smartphone. Sincronizado com o AppLink, no carro, o motorista pode abrir o programa usando os comandos de voz do sistema automotivo. 

Em junho, a Ford fará sua primeira conferência de desenvolvedores, uma maneira para estimular a produção de novos aplicativos compatíveis com o AppLink. 

A competição entre as montadoras de carros para desenvolver sistemas conectados deve se acirrar este ano. Além do novo lançamento da Ford, as montadoras GM, Honda, Hyundai e Audi se uniram em uma aliança com o Google e a Nvidia para desenvolver uma plataforma para carros baseada no Android. A estratégia é parecida com a que deu origem ao sistema para smartphones, que é hoje o sistema mais popular no mundo.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCampus PartyCarrosEmpresasEmpresas americanasFordINFOMontadorasVeículos

Mais de Tecnologia

Alphabet registra lucro líquido de US$ 23,6 bilhões no segundo trimestre de 2024

Banco do Brasil se torna primeiro emissor Visa para pagamentos por aproximação nos relógios Garmin

CEO da CrowdStrike é convidado a depor no Senado dos EUA sobre falha que afetou PCs Windows

Starlink quer adicionar 7,5 mil novos satélites na rede acessada pelo Brasil

Mais na Exame