Novo filme recria em 3D a Varsóvia de 1944

Varsóvia - Visitantes do Museu do Levante de Varsóvia contarão agora com um filme em 3D para melhor entender a dimensão da devastação imposta à cidade pelas forças de Adolf Hitler na Segunda Guerra Mundial. O regime nazista alemão reprimiu duramente o levante de 1944, reduzindo uma cidade elegante e fervilhante, com 1,3 milhão de […]
 (EXAME.com)
(EXAME.com)
P
Piotr PilatPublicado em 30/07/2010 às 23:37.

Varsóvia - Visitantes do Museu do Levante de Varsóvia contarão agora com um filme em 3D para melhor entender a dimensão da devastação imposta à cidade pelas forças de Adolf Hitler na Segunda Guerra Mundial.

O regime nazista alemão reprimiu duramente o levante de 1944, reduzindo uma cidade elegante e fervilhante, com 1,3 milhão de habitantes, em uma ruína com menos de mil sobreviventes.

"Cidade em Ruínas", de 6 minutos, simula o voo de um bombardeiro aliado B-25, aparelho que costumava lançar mantimentos para os insurgentes durante seus 63 dias de luta, que se tornaram um símbolo da resistência polonesa à tirania.

Com auxílio de imagens e registros históricos, o filme recria detalhadamente a cidade após o levante, mostrando as pontes destruídas sobre o rio Vístula e bairros inteiros arrasados, inclusive o Gueto judaico.

O lançamento do filme, que tem de ser visto com óculos 3D, coincide com o 66o aniversário do início do levante, em 1o de agosto.