Novo software suíço permite você criar seu avatar digital com algumas selfies
Conectado a um computador, o celular envia imagens do usuário fazendo diferentes expressões faciais
Da Redação
Publicado em 9 de agosto de 2015 às 10h25.
Pesquisadores do Instituto Federal Suíço de Tecnologia em Lausanne (EPFL) desenvolveram um software para que usuários criem seus próprios avatares digitais usando seus smartphones, e em poucos minutos. Uma vez que o avatar está pronto, os usuários podem brincar com sua cópia digital em tempo real, em dispositivos como celulares e laptops.
Para isso, o usuário deve primeiramente tirar selfies a partir de diferentes ângulos, mapeando pequenos detalhes do rosto, como os poros da pele e o formato do rosto. Em seguida, gravar vídeos curtos mostrando expressões faciais variadas, como sorriso, bocejo e sobrancelhas franzidas, por exemplo. Nesse ponto, a qualidade da imagem depende da câmera do aparelho utilizado.
Até agora, o processo precisa de um computador conectado ao smartphone, mas em breve a equipe do EPFL quer lançar uma versão em aplicativo para o software.
"Filmes e a maioria dos jogos de grande sucesso têm absolutamente enormes orçamentos", disse Alexandru Ichim, um dos envolvidos no projeto, a New Scientist . "Com esse sistema, nós só precisamos de cinco ou dez minutos". Os avatares poderiam ser usados, por exemplo, em jogos, em versões 3D do Skype e até em reuniões de realidade virtual.
Em abril deste ano, um aplicativo chinês gratuito oferecia aos usuários experiência parecida criar avatares utilizando a câmera mas de maneira menos realista. Disponível apenas para iPhone, o My Doll tirava selfies e os transformava em avatares animados, coloridos e com roupas exóticas, que dançavam, cantavam e faziam outras atividades de maneira bizarra. ( Veja exemplosaqui. )
Detalhes sobre a técnica poderão ser esclarecidos em breve, quando a equipe do EPFL apresentar o projeto na próxima semana, durante a Siggraph2015, uma conferência internacional de computação gráfica que acontece em Los Angeles, este ano de 9 a 13 de agosto.
Assista ao vídeo em inglês mostrando a técnica:
Fonte: New Scientist