Tecnologia

Nokia Asha 205

Para quem não tem muito para investir, mas há a necessidade de gerenciar duas linhas ao mesmo tempo e de modo prático, o Asha é uma alternativa compacta e fácil de usar. Rodando o sistema S40, que contempla os aparelhos de baixo custo da Nokia, o Asha 205 não possui uma grande oferta de recursos […]

Asha 205 foto

Asha 205 foto

DR

Da Redação

Publicado em 6 de março de 2013 às 02h26.

logo-infolab

Para quem não tem muito para investir, mas há a necessidade de gerenciar duas linhas ao mesmo tempo e de modo prático, o Asha é uma alternativa compacta e fácil de usar. Rodando o sistema S40, que contempla os aparelhos de baixo custo da Nokia, o Asha 205 não possui uma grande oferta de recursos e aplicativos. Aliás, como na maioria dos celulares, o usuário ficará preso aos apps já disponíveis.

Sem Wi-Fi e sem 3G, conectividade não é o forte desse aparelho, que confia somente no Bluetooth e na rede GSM para trocar dados com outros dispositivos ou navegar na web com uma experiência na maioria das vezes frustrante. Para acessar versões mobile de redes sociais, no entanto, o navegador pode dá conta do recado. Mas é necessário aguardar, já que a velocidade é muito inferior à de redes 3G.

Paradoxalmente, o celular traz um botão do Facebook, que abre a rede social em um único clique. Esse, aliás, é um dos poucos recursos que tornam o Asha 205 mais interessante do que um celular comum e pode dar um gostinho de smartphone ao usuário. Com teclas bem espaçadas e bom layout, o teclado QWERTY completo oferece uma digitação ágil, confortável e fácil de se acostumar.

Pesando só 94 g, o aparelho é bastante agradável de manusear, mesmo não sendo muito compacto para um modelo com só 2,4 polegadas de tela. Esse é um de seus pontos fracos. Com só 320 por 240 pixels, o painel oferece uma qualidade baixa e a área reduzida torna o uso de aplicativos algo não muito agradável. Em nossos testes, a digitação de mensagens SMS não se mostrou incômoda, já que é possível ver boa parte da mensagem sem rolar a tela. Por outro lado, no Facebook o espaço pequeno pode ser frustrante.

Com 64 MB disponíveis para o usuário, a entrada para cartão microSD amplia a capacidade de armazenamento limitada. O player de vídeo aceita exclusivamente o formato 3GP, que oferece uma qualidade muito baixa, mas em contrapartida entrega arquivos com poucos megabytes. Para músicas, o player aceita arquivos MP3, WAV e M4A, que é o formato tradicional das gravações de aparelhos mais simples. O Asha 205 também traz sintonia de rádio FM, com uma interface prática.

A câmera, com 0,3 megapixels, faz imagens com qualidade sofrível e é um quebra-galho. Os vídeos são gravados em 176 por 144 pixels.

Vídeo

http://videos.abril.com.br/info/id/8f21a9b027d522359a3c62ec593526b8

Ficha técnica

ConexãoGSM (2G)
SOS40
Processadornão identificado
Armazenamento64 MB + microSD
Tela2,4
Câmera0,3 MP
Peso94 g
Duração de bateria11h03min

Avaliação técnica

PrósDual SIM; uso simples; boa duração de bateria.
ContrasSem 3G; sem Wi-Fi; recursos escassos; câmera ruim.
ConclusãoAparelho para quem não se importa com plano de dados, mas precisa gerenciar duas linhas com praticidade e de forma básica. Preço é o principal atrativo.
Configuração6,6
Usabilidade6,8
Diversão3
Bateria5,1
Design7,2
Média5.6
PreçoR$ 229
Acompanhe tudo sobre:Nokia

Mais de Tecnologia

Como tirar foto da Lua com o celular

Serviços sofrem com assinante "nômade" de streaming

No balanço do Spotify, o ritmo é de crescimento de usuários e assinantes premium

Amazon encerra primeira operação drones de entregas, mas promete o serviço para novos locais nos EUA

Mais na Exame