Na pandemia, Netflix cresce e ultrapassa Disney pela quinta vez no ano

As empresas estão em um sobe e desce porque o streaming cresce enquanto os cinemas estão fechados

A americana Netflix, gigante do segmento de streaming de vídeo, ultrapassou a quase centenária Disney em valor de mercado. A companhia baseada em Los Gatos vale 232 bilhões de dólares, enquanto a criadora do Mickey é avaliada em 222 bilhões. É a quinta vez que isso acontece só em 2020, um ano em que as rivais trocam de posições no topo, como em uma gangorra.

Com isso, a Netflix se torna a maior empresa de entretenimento audiovisual do mundo, tendo apenas 23 anos de existência.

Segundo analistas, o crescimento do valor das ações da Netflix ocorreu em 2020 devido à quarentena imposta pela pandemia do novo coronavírus. Enquanto a empresa continuou a crescer, a Disney teve de lidar com atrasos em lançamentos de filmes nos cinemas e com o fechamento de parques temáticos.

Só no ano passado a Disney adentrou o campo de batalha pela liderança do setor de streaming de vídeo, enquanto a Netflix está nele há mais de uma década.

Segundo um levantamento da FGV, a Netflix tem 17 milhões de assinantes no mercado brasileiro. No mundo, são 193 milhões de assinantes. A Disney só entrará no mercado de streaming nacional em novembro, nove anos depois da Netflix.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.