windowsphone (mbiebusch / Flickr)
Da Redação
Publicado em 18 de abril de 2014 às 14h16.
Escreveu uma avaliação para algum app de Windows Phone ou Windows 8 na Store? Pois em breve você poderá receber uma resposta do desenvolvedor: a Microsoft finalmente começou a liberar essa possibilidade em seus sistemas operacionais, segundo comunicados nos blogs tanto do sistema móvel quanto do SO para desktops.
A novidade fora anunciada durante a Build, conferência da empresa voltada justamente para os criadores de aplicativos, e estava prometida para maio. Ainda não se trata da inclusão dela por completo, no entanto: a funcionalidade está disponível, por ora, apenas nos Estados Unidos e para usuários e desenvolvedores envolvidos com o Windows Phone 8.1. Ela deve, sim, ser incluída na loja de programas do Windows 8 e estendida para outros países nos meses próximos, mas o lançamento será lento e metódico, nas palavras da própria MS.
A possibilidade de responder às avaliações dos aplicativos já está presente há algum tempo na Play Store, do rival Android. Nela, a réplica dos criadores de aplicativos aparece especialmente nas páginas de programas disponibilizados ainda em fase de testes, e se mostra útil na hora de detectar falhas e outros problemas eventuais nos apps tanto no caso de um beta quando no de um produto final. Veja abaixo um exemplo na Windows Store, em inglês.
Um detalhe curioso do anúncio da Microsoft é a ênfase dada à utilidade do recurso. Segundo a empresa, a funcionalidade não serve para permitir que um desenvolvedor questione ou debata suas opiniões pessoais, mas sim para ajudar a manter contato com os usuários, informá-los de novidades, bugs corrigidos e receber feedback para melhorar o app. Na verdade, clientes que se sentirem ofendidos pela resposta dos criadores dos apps ou mesmo detectarem algum tipo de comportamento inadequado poderão denunciá-los à MS.
Desenvolvedores não precisam se cadastrar em lugar algum para ter acesso ao sistema de respostas. As contas e o Dev Center serão atualizados automaticamente conforme o recurso for liberado, e um e-mail avisará quando ele estiver disponível.