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Microsoft deixará que donos de PCs e Xbox Ones joguem juntos

Integração entre PCs e console ainda permitirá que gamers façam streaming de jogos do videogame para os desktops e acessem a Live praticamente na íntegra

xboxwindow (Reprodução)

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Da Redação

Publicado em 21 de janeiro de 2015 às 16h35.

A Microsoft não pretende unificar apenas computadores, smartphones e tablets com seu novo sistema operacional, o Windows 10. A décima edição do software também dará uma passo em direção à maior integração entre gamers de PC e de Xbox One, que finalmente poderão jogar juntos e mais facilmente graças a um update no app Xbox presente na plataforma de desktops.

O anúncio foi feito por Phil Spencer, chefe da divisão do console na MS, durante o evento da empresa realizado nesta quarta-feira. O aplicativo levará mais funções da Live para os computadores, permitindo que usuários confiram e troquem mensagens e vejam o feed de atividades de seus contatos da rede social, por exemplo.

No entanto, as novidades mais interessantes propiciadas pela atualização têm a ver com a integração entre as duas plataformas, e são uma bela evolução do antigo "Games for Windows Live". Jogadores de PC e de Xbox One poderão jogar juntos os games com suporte a multiplayer, podendo acessar uma partida em andamento em um console pelo computador mesmo. O game Fable Legends, que será lançado ainda neste ano, será o primeiro a permitir esta funcionalidade.

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A junção de Windows 10 com Xbox também dará aos gamers que estão no computador a capacidade de gravar os gameplays facilmente com o recurso GameDVR. Para isso, basta apertar as teclas Ctrl e G juntas – comandos serão exibidos na parte inferior da tela, e 30 segundos do jogo ainda serão gravados e salvos automaticamente. Os clipes e as imagens capturadas, aliás, poderão ser editadas e compartilhadas facilmente, e o recurso funciona mesmo com jogos não ligados à rede Xbox Live.

A atualização, no entanto, não significa que games do One rodarão nos PCs por padrão. Ainda assim, será possível contornar a limitação com a ajuda do streaming: os jogadores no desktop poderão jogar, pela rede, os games que são executados no videogame. Não é algo exatamente novo, visto que consoles com Android já fazem isso há algum tempo – mas a novidade não deixa de ser bem-vinda, por mais que os requisitos não tenham sido detalhados.

DirectX 12 – A Microsoft ainda deu detalhes do lançamento do DirectX 12 durante o anúncio, mas não foi muito além do conhecido discurso envolvendo melhor performance. Em resumo, é provável que vejamos, em games ainda não lançados, gráficos melhores e mais fluídos. Ainda assim, tivemos uma boa novidade: a popular engine Unity terá suporte ao DX 12, que estará disponível para desenvolvedores a partir desta quarta-feira.

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