Tecnologia

Maior site para troca de bitcoins declara falência e abala moeda virtual

A empresa tem dívida de 64 milhões de dólares

Bitcoin (Getty Images/Getty Images)

Bitcoin (Getty Images/Getty Images)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 28 de fevereiro de 2014 às 10h51.

Depois de amanhecer offline na última terça-feira (25), o site japonês MtGox, uma das maiores redes do mundo para a troca de bitcoins, declarou falência nesta sexta-feira (28) na corte judicial de Tóquio, com uma dívida de 64 milhões de dólares. As informações são da CNN.

Sem dar muitas explicações, o MtGox sumiu com 1,75 milhão de bitcoins, ou seja, 300 milhões de dólares em bitcoins quando saiu do ar na última segunda-feira. Mark Karpeles, CEO da companhia, disse na quarta-feira que estava trabalhando com "partes diferentes" para solucionar o problema.

O jornal The New York Times informa a existência de um documento que indica que 744 mil bitcoins foram roubados da MtGox há alguns anos — e isso não foi avisado aos seus clientes. O valor representa 6% dos 12,4 milhões de unidades de bitcoins em circulação no mercado.

Há casos de usuários que relatavam ter perdido 4750 bitcoins — o equivalente a 2 milhões de dólares. Com os problemas enfrentados pelo MtGox, o valor do bitcoin caiu pela metade, em relação ao recorde atingido no final do ano passado, quando uma unidade valia 1 mil dólares (2.330 reais). Diante desta situação, a Agência de Serviços Financeiros do Japão, que regula transações entre instituições financeiras, informou aos clientes do MtGox de que não era possível fazer nada para reaver o dinheiro. 

A companhia não comentou o caso. Em abril de 2013, o MtGox viveu seu auge: a empresa era responsável por realizar 70% das trocas de bitcoin em todo o mundo. 

"Não é possível que uma única empresa ou ponto possa derrubar o ecossistema do bitcoin", disse Jon Matonis, diretor executivo da Bitcoin Foundation, uma associação que reúne representantes das bolsas de troca da moeda virtual. "O bitcoin é resiliente e vai se recuperar disso", declara Matonis, que acredita que o fim do MtGox irá fortalecer outras companhias.

Em uma nota conjunta, as empresas que também negociam bitcoins como Coincase, Circle, Blockchain e Payward disseram que o que aconteceu com a MtGox foi uma "trágica violação de confiança" dos clientes da empresa.

Acompanhe tudo sobre:INFOBitcoin

Mais de Tecnologia

Grupo Smart Fit aposta em app único para expandir rede de estúdios

WhatsApp prepara recurso de segurança para menores no Brasil

Spotify vai vender livros físicos para competir com Amazon

EXCLUSIVO: Ministério de Minas e Energia foi invadido e espionado por grupo hacker asiático