Tecnologia

Justiça manda Google indenizar cidades de Rondônia

A Justiça do Estado de Rondônia condenou o Google a indenizar, por danos morais coletivos, as cidades de Pimenta Bueno, Primavera de Rondônia e São Felipe.

Uma comunidade no Orkut foi o motivo para a justiça de Rondônia condenar o Google (Reprodução)

Uma comunidade no Orkut foi o motivo para a justiça de Rondônia condenar o Google (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de março de 2011 às 12h24.

São Paulo — De acordo com a decisão da Justiça de Rondônia, o Google deve depositar 100 salários mínimos, algo em torno de 54 mil reais, para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de três cidades do estado: Pimenta Bueno, de São Felipe do Oeste e de Primavera de Rondônia.

O motivo da ação movida pelo Ministério Público contra a empresa seria a criação, no Orkut, de duas comunidades consideradas ofensivas, a “Pimenta fofocas” e “Pimenta fofocas, o retorno”. Para o presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Cássio Rodolfo Sbarzi Guedes, o Google é culpado pela criação das comunidades. Ele pediu a exclusão das mesmas, além da proibição da criação de novas similares. 

De acordo com o MP, duas jovens foram ofendidas nas comunidades, com o uso de palavrões e conteúdo sexista. Por sua vez, o Google alega que não é responsável pelo conteúdo publicado no Orkut, e que apenas oferece uma plataforma para que as pessoas compartilhem seus conteúdos. A empresa ainda deve recorrer da decisão.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleInternetOrkutRedes sociaisRondôniaTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

UE multa grupo Meta em US$ 840 milhões por violação de normas de concorrência

Celebrando 25 anos no Brasil, Dell mira em um futuro guiado pela IA

'Mercado do amor': Meta redobra esforços para competir com Tinder e Bumble

Apple se prepara para competir com Amazon e Google no mercado de câmeras inteligentes