EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 11 de dezembro de 2012 às 21h03.
São Paulo - Um game simula ambiente de incubadora neonatal e ensina a identificar quadro respiratório de bebês prematuros. O jogo, chamado e-Baby, foi desenvolvido por uma pesquisadora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da Universidade de São Paulo (USP) para treinar profissionais da saúde que trabalham em unidade neonatal.
De acordo com a Agência USP de Notícias, a ideia do jogo começou com um trabalho de doutorado em 2009, quando a professora Luciana Mara Monti Fonseca investiu no desenvolvimento, validação e uso de tecnologias educacionais para a educação em saúde. O resultado foi um site de avaliação clínica do bebê prematuro.
Os estudos avançaram e, para tornar o conteúdo do site mais dinâmico, a professora escolheu a ferramenta educativa virtual Serious Game e criou e-Baby, um jogo de aprendizado por computador. O novo game educativo foi a base de seu trabalho de pós-doutoramento feito na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Portugal, entre outubro de 2011 e outubro de 2012.