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Jogadores chineses dão adeus para "World of Warcraft"

O fim do jogo foi decretado após um desacordo comercial entre a companhia americana Blizzard e uma parceira chinesa que fazia a distribuição do game

"World of Warcraft": jogo de RPG da Blizzard é líder no segmento há quase duas décadas (Sascha Schuermann/Getty Images)
AL

André Lopes

Publicado em 23 de janeiro de 2023 às 13h10.

Última atualização em 23 de janeiro de 2023 às 13h51.

Os jogadores chineses de World of Warcraft lamentaram, nesta segunda-feira, 23, que o famoso jogo de RPG não esteja mais disponível no país, devido a um desacordo comercial entre a companhia americana Blizzard e sua parceira local.

Depois de desavenças com a chinesa NetEase, a Blizzard havia anunciado em novembro que os usuários chineses não poderiam mais jogar World of Warcraft, assim como outros títulos populares da empresa, como Overwatch, Diablo III e Hearthstone: Heroes of Warcraft.

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Os servidores destes jogos serão desativados na China a partir da meia-noite desta terça-feira (14h de segunda-feira no horário de Brasília).

"É o fim", escreveu um usuário da rede social Weibo (equivalente ao Twitter na China), que ilustrou a mensagem com um emoji em lágrimas.

"Não era apenas um jogo, mas as memórias da infância de toda uma geração", destacou outro usuário.

Ambientado em um universo de fantasia medieval, o jogo de RPG online foi um fenômeno mundial, especialmente durante a primeira década dos anos 2000.

A Blizzard lançou World of Warcraft na China em 2008, graças a um acordo de colaboração com a gigantesca empresa de tecnologia chinesa NetEase.

As empresas estrangeiras de videogames são obrigadas a fazer parceria com uma empresa local para entrar no mercado chinês.

Blizzard e NetEase encerraram a colaboração em novembro, depois de não conseguirem chegar a um acordo nas discussões de renovação dos contratos de exploração.

"As duas empresas tomaram os jogadores como reféns", lamentou Wu, estudante de doutorado com 32 anos e usuário de World of Warcraft há dez anos, em conversa com a AFP.

Este jogador, que dedicava 3 horas diárias ao jogo RPG, prefere ver com otimismo o fechamento dos servidores.

"Não dedicava tempo suficiente para minha esposa. Agora que World of Warcraft acabou, poderei me perdoar", diz Wu.

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