Tecnologia

Japão desenvolve trem-bala capaz de chegar a 360 km/h

Modelo, batizado Alfa-X, será a base para uma nova geração de trens-bala japoneses que a empresa JR East pretende colocar em operação em 2030

Alfa-X superará notavelmente a velocidade dos Shinkansen que circulam atualmente pela malha ferroviária nipônica (Divulgação/Divulgação)

Alfa-X superará notavelmente a velocidade dos Shinkansen que circulam atualmente pela malha ferroviária nipônica (Divulgação/Divulgação)

E

EFE

Publicado em 5 de julho de 2017 às 08h28.

Tóquio - A companhia ferroviária japonesa JR East começará a testar em 2019 um novo modelo de trem-bala Shinkansen (de alta velocidade) capaz de alcançar 360 km/h, segundo confirmou nesta quarta-feira à Agência Efe um porta-voz da empresa.

O modelo, batizado Alfa-X, será a base para uma nova geração de trens-bala japoneses que a companhia pretende colocar em operação em 2030, e o seu primeiro protótipo contará com dez vagões, explicou o porta-voz.

O Alfa-X superará notavelmente a velocidade dos Shinkansen que circulam atualmente pela malha ferroviária nipônica, entre os quais os mais rápidos são os da série E5 Hayabusa, empregados na linha que conecta Tóquio com a região de Tohoku (norte) e que alcançam 320 km/h.

A nova geração de trens-bala japoneses começaria a operar ao mesmo tempo em que está prevista a extensão da linha de alta velocidade até a cidade de Sapporo, em Hokkaido.

Por outro lado, a JR Central, pertencente ao mesmo grupo que a JR East, está desenvolvendo um trem de levitação magnética (maglev) dev superalta velocidade que iniciará seu serviço comercial em 2027.

Esta linha, que será batizada como "Chuo Shinkansen" e circulará a mais de 500 quilômetros por hora, unirá inicialmente Tóquio com Nagoya (centro de Japão) e posteriormente será ampliada até Osaka (oeste).

Acompanhe tudo sobre:EmpresasJapãoTrem-balaTrens

Mais de Tecnologia

Amazon anuncia saída do chefe da AWS, sua subsidiária em computação na nuvem

Boticário usa tecnologia adaptativa e cria base que combina com todas as peles

União Europeia prepara novas acusações antitruste contra Microsoft

Apple pode ter primeira greve de sua história com funcionários do varejo

Mais na Exame