Tecnologia

Já tem a nova versão do Android? Quase ninguém tem

Lançada no dia 3 de novembro pelo Google, a versão Lollipop do Android ainda não alcançou nem 0,1% dos usuários

Android 5.0 Lollipop: Google confirmou o dia 3 de novembro como data de lançamento da nova versão do sistema (Divulgação/Google)

Android 5.0 Lollipop: Google confirmou o dia 3 de novembro como data de lançamento da nova versão do sistema (Divulgação/Google)

Victor Caputo

Victor Caputo

Publicado em 12 de dezembro de 2014 às 09h51.

São Paulo – No dia 3 de novembro, o Google lançou a versão mais recente do Android, a Lollipop 5.0. Para os mais aficionados, a atualização é esperada com ansiedade. Mas depois de mais de um mês, é difícil encontrar usuários que já tenham tido acesso ao Android Lollipop.

O Google publicou na página para desenvolvedores como está a divisão de sistema pelos usuários Android. O Lollipop sequer aparece por ali. “Qualquer versão com menos de 0,1% de distribuição não será exibida”, diz a lista.

Ou seja, depois de pouco mais de um mês do lançamento, o Android 5.0 Lollipop não chegou nem a 0,1% dos usuários do mundo.

O maior problema nessa história é que as fabricantes estão demorando a disponibilizar aos usuários a atualização. Como o Android é um sistema aberto para customização, cada fabricante precisa fazer suas mudanças na nova versão antes de disponibilizá-la para download.

As atualizações vão aparecendo pouco a pouco. O LG G3, por exemplo, recebeu a atualização primeiro na Polônia.

A Motorola já está disponibilizando a atualização para usuários de produtos da linha Moto no Brasil. Mas nem todos receberam o direito de atualizar até agora.

A Samsung também já iniciou a distribuição do sistema para o Galaxy S5, mas ainda está longe de ser uma adoção em larga escala.

Se ter um sistema aberto é um trunfo para o Google, em situações como essa é possível ver o lado ruim da história. Em três semanas, o iOS 8 teve adoção de 47% dos usuários de iPhone e iPad ao redor do mundo. Com cinco semanas, o Android Lollipop não alcança nem 0,1%.

Para desenvolvedores, a base com diversos sistemas e a adoção mais lenta é algo que atrapalha no desenvolvimento.

Acompanhe tudo sobre:AndroidEmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleIndústria eletroeletrônicaSmartphonesTecnologia da informação

Mais de Tecnologia

Receita de jogos chineses cai 3,3% no primeiro semestre

Galaxy Z Flip 6: conheça os detalhes do smartphone usado pelos atletas nas Olimpíadas

Meta pagará US$ 1,4 bilhão ao estado Texas por uso indevido de tecnologia de reconhecimento facial

Carteira do Google testa pagamento por PIX em contas do C6 e PicPay

Mais na Exame