Tecnologia

IBM lidera pelo 20º ano seguido ranking de patentes

Google apareceu pela primeira vez entre as 50 empresas com mais patentes


	Logotipo da IBM: número de patentes concedidas para a empresa cresceu quase 5% em 2012 contra o ano anterior
 (©AFP / Odd Andersen)

Logotipo da IBM: número de patentes concedidas para a empresa cresceu quase 5% em 2012 contra o ano anterior (©AFP / Odd Andersen)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de janeiro de 2013 às 16h16.

Nova York - A empresa de informática International Business Machines (IBM) se manteve no topo do ranking das companhias com maior número de patentes em 2012, enquanto o Google superou a Apple.

O Escritório de Patentes e Marcas do governo dos EUA concedeu 6.478 patentes para a IBM em 2012, uma alta de quase 5% na comparação com 2011, segundo dados compilados pela consultoria IFI Claims Patent Services. Este é o 20º ano seguido que a IBM lidera o ranking de patentes, solidificando sua posição de um produtor agressivo de novas tecnologias, em campos que vão de inteligência artificial a análise de dados.

No segundo lugar do ranking aparece a sul-coreana Samsung Electronics, com 5.081 patentes, seguida da Canon e da Sony Corp. Enquanto isso, o Google apareceu entre os 50 maiores pela primeira vez, estreando na 21ª posição, com 1.151 patentes. Logo após, no 22º lugar, está a Apple, com 1.136 patentes conquistadas.

O Google se beneficiou em 2012 da compra da Motorola Mobility, concluída em maio. Mesmo assim, a Motorola Mobility continuou aparecendo separadamente na lista da IFI, mas não ficou entre os 50 primeiros colocados no ranking. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas de internetServiçosEmpresas americanasempresas-de-tecnologiaGoogleIndústria eletroeletrônicaTecnologia da informaçãoEmpresas coreanasIBMSamsungPesquisa e desenvolvimentoIdeiasPatentes

Mais de Tecnologia

IA do TikTok inaugura um mundo de vídeos realistas — mas sem humanos

Primeira liga comercial de luta entre robôs humanoides estreia na China

Big Techs tentam driblar taxa de Trump para profissionais estrangeiros

Discord vai exigir verificação de idade para liberar conteúdo