Tecnologia

HP negocia compra da EDS, diz jornal

O New York Times diz que o acordo pode chegar a 13 bilhões e dólares e ser anunciado já nesta terça-feira

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 12h42.

A fabricante de computadores e impressoras Hewlett-Packard (HP) está negociando a aquisição da Electronic Data Systems (EDS), do ramo de serviços e sistemas, em uma transação que pode atingir 13 bilhões de dólares, informou nesta segunda-feira (12/5) o jornal New York Times.

Citando fontes próximas às negociações, o jornal relata que o acordo de compra pode ser fechado até esta terça-feira (13/5). No fechamento da Nasdaq, as ações da EDS subiam 27,94% a 24,13 dólares. Já as da HP recuavam 4,68%, a 46,83 dólares.

Segundo analistas de mercado, a aquisição da EDS faz sentido porque a HP vem tentando reforçar sua área de sistemas corporativos, que vende hardware, software e serviços de consultoria e de gestão de data centers para grandes companhias. As operações da EDS permitiriam à HP aumentar seus negócios nessa área, especificamente em terceirização e consultoria. No ano passado, a divisão de sistemas corporativos da HP faturou 37,7 bilhões de dólares.

"A HP está empenhada em fortalecer suas unidades de negócio para ser, realmente, uma fornecedora completa de infra-estrutura às grandes empresas. Está fazendo um bom trabalho em hardware e já reviveu sua unidade de software. A EDS serviria justamente para complementar a área de serviços e tornar a HP ainda mais agressiva para brigar com a IBM", afirma Adam Braumstein, analista sênior da consultoria norte-americana Robert Frances Group.

Desde o ano passado, a HP lidera a venda de PCs com 49,3 milhões de máquinas e 18,2% do mercado, deixando a Dell na segunda colocação com 14,3% do mercado.  Em software, a HP melhorou sua atuação em gerenciamento de TI com duas aquisições importantes nos três últimos anos, a Peregrine e a Mercury Interactive - que beiraram 5 bilhões de dólares no total. "Só faltava um grande aquisição em serviços mesmo", complementa Braumstein.

Caso seja confirmada, a aquisição da EDS será a maior já feita pela HP desde a incorporação da Compaq, em 2002, por 20 bilhões de dólares.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Tecnologia

Coração artificial de titânio é implantado pela primeira vez em um humano

Humane enfrenta devoluções e mudanças na liderança após fracasso de dispositivo com IA

Conheça a WikiFauna, as criaturas fantásticas que mantêm a Wikipedia viva

Aplicativos de namoro perdem popularidade enquanto solteiros buscam experiências offline

Mais na Exame