Tecnologia

Grupo Abril estreia startup para análise de Big Data

A YouFind contará com um banco de dados com mais de 74 milhões de cadastros de consumidores, sendo 4 milhões referentes a assinantes da Editora Abril.

M
Monica Campi

11 de março de 2014, 09h45

Analisar um grande volume de dados e transformá-los em soluções para negócios será o principal desafio da startup YouFind Solutions, lançada nesta terça-feira (11) pelo presidente executivo do Grupo Abril, Fábio Barbosa. 

A consultoria de marketing analítico YouFind Solutions será uma evolução do Alphabase, divisão de Data Base Marketing (DBM) do Grupo Abril que existe desde 1996.

Com uma bagagem de 18 anos no mercado de marketing digital e associada a um dos maiores grupos de mídia do Brasil, a YouFind contará com um banco de dados com mais de 74 milhões de cadastros de consumidores, sendo 4 milhões referentes a assinantes da Editora Abril. 

As empresas ressaltam também que todos esses dados serão mantidos em sigilo e a privacidade dos consumidores preservada. Segundo a YouFind, nenhum dado será oferecido para os clientes, apenas um resultado com base nessas informações. 

A YouFind contará com uma equipe formada por cientistas de dados e da computação, matemáticos, estatísticos, engenheiros e publicitários que irão fornecer serviços para a análise de dados desestruturados, com intuito de auxiliar os clientes a compreender o comportamento dos consumidores.

Para isto, a YouFind utilizará ferramentas tecnológicas que irão ajudar a tomar decisões com base em dados como, por exemplo, definir onde implantar um novo ponto de venda, preços a praticar em determinada região, captação e manutenção de clientes, resoluções de gargalos logísticos e testar a aceitação de um novo produto entre os consumidores.

De acordo com a YouFind, os principais setores que mais devem investir em Big Data nos próximos dois anos são as indústria de mídia e comunicação, bancos e financeiras, varejo e educação. 

“Big Data é um conceito que já existe há algum tempo, mas ainda faltam ferramentas e conhecimento para lidar com os algoritmos e dados. E com essa nossa nova solução, queremos ajudar os parceiros e marcas a buscarem novos caminhos digitais”, disse Fábio Barbosa. 

E as perspectivas para o mercado de Big Data são bastante positivas. Segundo uma pesquisa divulgada pelo Gartner, 64% das empresas investem ou planejam investir em Big Data, 30% já investiram, 19% pretendem investir ainda este ano e 15% desejam investir nos próximos dois anos. 

“Sem inteligência, os dados não agregam nenhum valor para as corporações — são apenas pontos de informação soltos. É como uma mina de ouro que não pode ser explorada. E é isso que a YouFind traz como proposta: analisar e estruturar dados para prever tendências, deixando nossos clientes mais competitivos e prontos para aumentar o Market share e resolver outros desafios que impedem seus negócios de avançar”, afirma René Agostinho, CEO da YouFind Solutions.